Sol e muita festa marcaram a 6ª edição do Rua Aberta. Com mais de 200 expositores, o evento reforça o pertencimento do cidadão de Gravataí com a sua cidade. Milhares de pessoas se reuniram no Parcão de Gravataí para aproveitar as atrações neste domingo, 17.
Durante a festa, o prefeito Luiz Zaffalon e o vice-prefeito Dr. Levi Melo receberam a Chama Crioula de tradicionalistas do município, em alusão à Semana Farroupilha. O Rua Aberta ocorre mensalmente no Parcão da 79 e é um projeto do governo municipal para fomentar a cultura e a economia municipal.
De acordo com Zaffalon, Gravataí é uma cidade pujante e não pode mais ser o dormitório que era. “O Rua Aberta entrega ao povo o que é do povo. Nosso município precisa ser abraçado pela sua comunidade. Essas ações que estamos fazendo tem o engajamento de vocês. Este evento não para mais, a cidade mostra que quer viver, quer arte e quer um parque seu”, afirmou.
Para Levi, o Rua Aberta já está na agenda municipal e caiu no gosto dos gravataienses. “Fazemos este evento mensalmente e logo ele terá que ser semanal. O envolvimento da comunidade é surpreendente. O Parcão da 79 é do povo, este evento é uma consagração do pertencimento ao município”, concluiu.
Quem faz o Rua Aberta
Expondo pela primeira vez, dona Sônia participou duas vezes como visitante e resolveu apresentar o seu trabalho na 6ª edição. Com a banca “Crochê da Vó Sônia”, ela conta que está muito satisfeita com o Rua Aberta. “Antes de chegar aqui já tinha vendas para serem entregues”, contou.
Dona do “Buda que Ri”, Vera lembra que o pós-venda também é um dos pontos positivos do evento. “Temos o contato com os clientes e isso nos garante mais vendas, o Rua Aberta é muito importante”, disse.
Colegas de banca, Caroline Kerber e Vitória Nunes são donas da CK Brindes e Personalizações e da Arte no Chimas, respectivamente, estão na feira pela segunda vez. De acordo com as empresárias, a primeira participação rendeu uma boa venda, incluindo o pós.
“Achamos o evento ótimo, é uma ideia incrível e a organização está excelente. Estão de parabéns”, agradeceram.
O casal Alisson Sarat e Keiti Barros estavam aproveitando o evento e se surpreenderam com o tamanho do Rua Aberta.
“Ontem estávamos comprando suculentas em Porto Alegre, daí hoje chegamos aqui encontramos as mesmas plantas e muitos outros produtos. Gostamos muito, está muito bonita a feira”, avaliaram.
Solidariedade e conscientização
O Rua Aberta também foi marcado pela feira de doação de animais. Um estande foi preparado para falar sobre abandono, maus tratos, crimes contra os animais, acidentes envolvendo a fauna silvestre, a Unidade de Saúde Animal de Gravataí e a conscientização referente a estes temas.
Durante o evento, todos os animais da feira foram adotados.
A vereadora Márcia Becker lembrou que é extremamente necessário promover o debate da causa animal, principalmente em eventos tão importantes como o Rua Aberta.
“Precisamos que as pessoas saibam que já existe punição para que comete algum tipo de violência contra os animais. Cada um pode ajudar e este é o lugar ideal, inclusive para achar lares para os animais”, garantiu.