Com o frio intenso e termômetros registrando temperaturas abaixo dos 10ºC em todo o Rio Grande do Sul, a vacinação configura como uma das principais medidas de prevenção contra a gripe e resfriados, em especial para os grupos prioritários, como crianças, idosos e gestantes. Em Gravataí, além de disponibilizar as doses em todas as 30 unidades de saúde, a prefeitura tem intensificado as ações de imunização para ampliar a cobertura vacinal, implementando medidas como horário estendido em unidades de saúde durante a semana, busca ativa daqueles não vacinados, abertura de unidades aos sábados, vacinação em escolas e aplicação de doses em eventos realizados no município.
“Foi-se o tempo em que a eficácia de vacinas era questionada. A prefeitura segue fazendo sua parte ao disponibilizar os imunizantes. Se todos fizerem a sua parte, a população de Gravataí estará protegida contra as doenças que podem ser prevenidas. Procure a unidade de saúde mais próxima e vacine-se”, enfatiza o prefeito de Gravataí, Luiz Zaffalon.
Os índices de cobertura vacinal na população de risco, no entanto, continuam abaixo do necessário. Em Gravataí, há 68.535 pessoas nos grupos prioritários – que incluem crianças de 6 meses a menores de 6 anos, pessoas com 60 anos ou mais e gestantes. Até o momento, mais de 31 mil doses foram aplicadas, representando pouco mais de 45% de cobertura vacinal, conforme painel do Ministério da Saúde. A meta é imunizar ao menos 90% de cada um dos grupos.
“Nossos profissionais de saúde seguem empenhados em imunizar a população. Temos uma rede ampla e com atendimento em horários alternativos, que facilitam o acesso para nossa população. Vacinar é um ato fundamental, não só para proteger o indivíduo, mas todo o coletivo”, complementa o secretário municipal da Saúde, Régis Fonseca.
A Influenza é uma infecção viral aguda de alta transmissibilidade que afeta o sistema respiratório. A transmissão ocorre principalmente de pessoa para pessoa, por meio de gotículas respiratórias produzidas por tosse, espirros ou fala da pessoa infectada para outro indivíduo. Entre os principais sintomas estão: o aparecimento súbito de febre, dor de cabeça, dores musculares, tosse, dor de garganta e fadiga. Em caso de necessidade, é fundamental que o cidadão procure a unidade de saúde mais próxima para receber atendimento.
Confira ações realizadas pela prefeitura para elevar os índices de vacinação contra a gripe em Gravataí
– Vacinação contra a gripe disponibilizada em todas as 30 unidades de saúde
– Horários estendido de vacinação até as 21h30 em quatro unidades de saúde, sem fechar ao meio-dia (São Judas Tadeu, Morada do Vale, Parque dos Anjos e Sagrada Família) e até as 18h30 em outras sete unidades de saúde (Neópolis, São Vicente, Nova Conquista, Parque dos Eucaliptos, Princesa Isabel, Breno Garcia e Cohab C)
– Busca ativa de pessoas não vacinadas
– Vacinação à noite em escolas com Educação de Jovens e Adultos (EJA)
– Vacinação durante o dia em escolas municipais e estaduais
– Vacinação para acamados
– Vacinação em instituições de longa permanência para idosos (ILPIs)
– Vacinação em eventos como Rua Aberta / FeirAí / seminários e conferências / Gravataí Shopping / Feira da Empregabilidade e Capacitação / empresas privadas
– Vacinação aos sábados em unidades de saúde
Ações aos sábados de julho
Como forma de ampliar o acesso à população que não consegue acessar os serviços durante a semana, haverá ações de vacinação contra a gripe e atualização da caderneta de vacinação em oito unidades de saúde nos sábados de julho, com horário de funcionamento das 8h às 13h.
5/7 – USF Itatiaia e USF Itacolomi
12/7 – UBS São Geraldo e USF Princesa Isabel
19/7 – USF São Vicente e USF Breno Garcia
26/7 – USF Parque dos Eucaliptos e USF Parque dos Anjos