Os alunos Allex Matheus de Moura Fernandes e Nicolas Mateus Pichani Monteavaro, ficaram em segundo lugar na 17ª Mostra Brasileira de Foguetes (Mobfog) e 48ª Jornada de Foguetes, no Rio de Janeiro. O torneio, de abrangência nacional, contou com participantes de todo o Brasil
Para chegar à competição, os estudantes participaram primeiramente da Mostra Brasileira de Foguetes (Mobfog), da Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA), que contou com uma prova teórica. Após a realização da prova, partiram para a parte prática, na própria escola, concorrendo no nível 3, de ensino fundamental entre 6º e 9º ano. Nesta etapa precisaram construir um foguete de propulsão a ar, ativado com bomba de bicicleta. O objetivo era fazer o objeto atingir 90 metros de lançamento, alcance mínimo do nível, para chegarem à fase nacional.
No lançamento, atingiram o alcance de 95 metros e foram convidados para a fase final, a ser realizada no Rio de Janeiro, onde garantiram a prata.
Os alunos fazem parte do grupo de robótica da escola, denominado Lego Monsters. No ano passado, foram premiados com o terceiro lugar na categoria ensino fundamental anos finais, na Mostra do Conhecimento e Tecnologia de Gravataí, com o projeto “Energias renováveis: Saiba o que é a energia eólica” e com segundo lugar no desafio da Associação Brasileira de Engenharia Automotiva (AEA) e do Instituto General Motors (IGM).
A Secretaria Municipal de Educação (Smed), com autorização da Prefeitura, não mediu esforços para que essa viagem acontecesse, dando o suporte necessário e auxiliando na aquisição das diárias e das passagens aéreas para os alunos e professores que acompanharam os estudantes.
O prefeito Luiz Zaffalon parabenizou Allex e Nicolas e falou sobre a importância de incentivar cada vez mais os alunos da rede municipal. “Esses dois meninos são exemplos para toda a nossa comunidade escolar. Eles nos mostram que, com incentivo e professores dedicados, é capaz chegar longe. Obrigado por levarem o nome da nossa cidade para todo o Brasil”, se alegrou.
“Nossos alunos demonstraram um desempenho excepcional. Eles se dedicaram muito e o resultado foi a prova de todo o esforço e trabalho deles”, comenta a professora responsável pelo projeto, Graziane Arruda.
“Só de estarem representando a comunidade onde moram e a escola, nossos alunos nos deixaram muito orgulhosos, pois observamos o empenho deles para estarem lá. E, trazendo esse título de segundo lugar, na primeira participação, foi uma experiência única e que mostra que a robótica faz a diferença na vida desses adolescentes. Algo de se levar para o futuro”, ressalta a vice-diretora da escola Daniele Cardoso Ribeiro.
A secretária da educação Aurelise Braun parabenizou a grande conquista.
“Que orgulho estamos dos nossos alunos Allex Matheus e Nicolas Mateus. Eles representaram com muita dedicação e competência o nosso município. Parabéns aos professores e à direção da escola pelo esforço em fazer dos nossos alunos verdadeiros campeões”, ressaltou Aurelise.
“Com o resultado obtido, eles certamente irão inspirar outros alunos a se envolverem com ciência e tecnologia, o que é ótimo para o futuro do nosso município, bem como da escola”, destaca a secretária de Inovação, Ciência e Tecnologia de Gravataí Selma Fraga.
Desfile dos vitoriosos
No próximo sábado, 28, às 9h15min, os alunos participarão de um desfile a céu aberto na frente da escola. No domingo, 29, estarão presentes no estande da Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia (Smict), na Fearg, juntamente com a equipe de robótica Trail Blazers, entre 14h e 17h.
Para saber mais sobre o evento, clique aqui e, para conhecer a trajetória da equipe, acesse o Instagram.