Buscando qualificar ainda mais a educação no município, a Prefeitura de Gravataí, por meio da Secretaria Municipal da Educação (SMED), promoveu, nesta quarta-feira, 27, a primeira reunião do projeto Vem pra Roda — Reflexões e Ações sobre Infâncias Contemporâneas e Educação Infantil.
A capacitação consiste em um espaço de estudo e discussão sobre o universo que envolve as crianças que estão ingressando em nossas escolas de educação infantil. No primeiro encontro, a discussão ficou em torno do filme O começo da vida, que aborda a importância dos primeiros anos de vida da criança e como isso vai impactar na formação de adultos melhores.
De acordo com a chefe do Setor de Educação Infantil, Patricia Pacheco, neste, que é o projeto-piloto, foram ofertadas 15 vagas, sendo sete para escolas de educação infantil (EMEFs) e oito para escolas de ensino fundamental (EMEIs). “A iniciativa surgiu ainda em 2021 a partir de uma demanda do Setor de Educação Infantil da prefeitura e, agora, estamos conseguindo tirar do papel”, disse.
A secretária municipal da Educação, Magda Ely, descreveu os encontros, que ocorrem entre abril e julho deste ano como necessários. “É preciso discutir o contexto das infâncias contemporâneas, por meio de ações reflexivas que busquem a articulação entre teorias e fazeres pedagógicos”, destacou Magda.
Ainda segundo a pasta, estão participando desta edição as EMEFs Santo Antônio de Pádua, Santa Madalena, Cecília Meireles, Rosa Maria, Monteiro Lobato, São Francisco e Princesa Isabel e as EMEIs Construindo o Futuro, Mundo de Zacarias, Favo de Mel, Vila Central, Nossa Senhora dos Anjos, Oniva de Moura Brizola e Olenca Valente.