Dando seguimento às ações realizadas aos fins de semana, a Prefeitura de Gravataí, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), organizou no último sábado, 19, diversas atividades de prevenção e promoção à saúde. Com testes rápidos de infecções sexualmente transmissíveis (ISTs), atualização de esquema vacinal e orientações alusivas ao Agosto Dourado, a programação foi realizada nas unidades de saúde Aristides D’ávila, Breno Garcia, Érico Veríssimo, Morada do Vale I e Neópolis.
As ações visam, especialmente, atingir um público que não consegue comparecer aos serviços de atenção básica de segunda a sexta-feira. E elas têm surtido efeito, impactando na vida de centenas de munícipes: apenas na Unidade de Saúde da Família (USF) Breno Garcia, houve 63 coletas de preventivos, 46 implantes subcutâneos inseridos e 108 testes rápidos de HIV, sífilis e hepatites B e C realizados.
A Unidade Básica de Saúde (UBS) Morada do Vale I, por sua vez, promoveu uma série de atividades às gestantes, como vacinação, testes rápidos e orientações sobre o aleitamento materno. Para isso, foi organizada uma ação em alusão ao Agosto Dourado, campanha que busca conscientizar sobre a importância da amamentação para a saúde da mãe e do bebê. As equipes da SMS, desta forma, buscam manter as pessoas constantemente conscientizadas sobre a importância da saúde para uma boa qualidade de vida.
Atividade semelhante foi desenvolvida pela USF Érico Veríssimo, que estendeu as ações também às puérperas. Assim, houve consultas de puericultura e atendimentos às gestantes, assim agendamentos para colocação de implanon e vacinação. Vacinação, aliás, também foi feita na USF Neópolis, com 25 pessoas atendidas, entre atualização de esquema vacinal e coleta de preventivo.
Por fim, ao menos 16 pessoas foram atendidas pela USF Aristides D’ávila – dentre os atendimentos, houve testes rápidos de ISTs, vacinação para atualizar o calendário vacinal, solicitação de exames para hipertensos e diabéticos e realização de coleta de citopatológico. Disponíveis em todas as 29 unidades de saúde municipais, os exames citopatológicos auxiliam no diagnóstico do câncer do colo do útero e na sua prevenção.