A Prefeitura de Gravataí trabalha para promover um convívio harmonioso no trânsito entre pedestres e condutores, sempre com a preservação da vida em primeiro lugar. Desta forma, a Secretaria de Mobilidade Urbana (Semurb) do município desenvolve ações permanentes de engenharia de tráfego, de educação e de fiscalização.
Para que as ruas da nossa cidade permaneçam seguras, é realizado o monitoramento constante dos veículos escolares, de transporte de passageiros individual e coletivo e da frota de veículos privada; e o setor de fiscalização da Semurb desempenha importante papel nesta tarefa. Neste primeiro semestre de 2023 foram realizadas 21 operações de fiscalização. As abordagens envolvem a verificação de documentação dos condutores e dos automóveis – bem como as condições de conservação – e o combate ao excesso de velocidade e à embriaguez ao volante.
De acordo com o secretário da Seburb, Guilherme Ósio, as ações da Prefeitura estão planejadas para proporcionar vias sinalizadas, com bom pavimento, iluminação adequada, e que tais soluções de engenharia se complementam com educação e fiscalização. “Criamos as condições para a fluidez ao tráfego e em paralelo trabalhamos a educação; por fim, a fiscalização exerce a moderação nas situações em que o comportamento humano necessita ser melhorado”, pondera.
Segundo o diretor de trânsito Flávio Luciano Ribeiro a instalação de controladores de velocidade e as operações como balada segura são bem-sucedidas na preservação da vida. “Quando retiramos da via, por exemplo, condutores embriagados, evitamos que famílias, incluindo a do próprio infrator, sofram.”