• Gravataí
  • Cachoeirinha
  • Canoas
  • Vale Tudo
  • Opinião
  • Negócios de Valor
  • Vale +
21 °c
Gravatai
Nada encontrado
Ver todos os resultados
Vale Notícia
  • Gravataí
  • Cachoeirinha
  • Canoas
  • Vale Tudo
  • Opinião
  • Negócios de Valor
  • Vale +
21 °c
Gravatai
Nada encontrado
Ver todos os resultados
Vale Notícia
Nada encontrado
Ver todos os resultados
Home Gravataí

Usuários da Casa do Bem podem acessar o local com os seus pets

Prefeito Luiz Zaffalon conheceu instalação montada no serviço social do município

Vale Notícia por Vale Notícia
22/07/2021 - 19:50
em Gravataí
Crédito: Paloma Vargas/PMG

Crédito: Paloma Vargas/PMG

459
Visualizações

Esta semana, em que foi comemorado o Dia do Amigo, a Prefeitura de Gravataí realizou uma ação de carinho para aqueles que, muitas vezes, são a única companhia de quem, porventura, esteja morando nas ruas. Sim, estamos falando dos pets. Agora, por meio de uma ação da Secretaria Municipal da Família, Cidadania e Assistência Social (SMFCAS), em parceria com a vereadora Márcia Becker, os animais dos beneficiários da Casa do Bem podem também pernoitar no local. Cinco recintos foram construídos, contendo casinha, cobertas e pratos, para abrigar os animais.

“Com isso, mostramos, mais uma vez, que cuidamos de todas as pessoas e daquilo que é importante para elas. Cuidar e viver Gravataí  é isso. É olhar o todo e se importar com o próximo. Aqui, estamos dando uma estrutura adequada para que as pessoas possam fazer uma refeição, tomar um banho, ter uma cama e ainda receber cuidados para os seus melhores amigos, os seus animais de estimação”, disse o prefeito Zaffa, lembrando, ainda, que muitos usuários não acessam o serviço por não querer abandonar seus animais, principalmente, nos dias frios. “Sabemos que os moradores de rua dividem o cobertor e, até, a comida com seus pets. Por isso, aceitei o pedido da vereadora Márcia Becker em acolher, também, os animais.”

LEIA TAMBÉM

A beleza da zona rural de Gravataí: conheça a corte da 8ª Fearg

Slumber party: Senac Gravataí realiza experiência única para alunos do curso de Inglês

O diretor de Bem-Estar Animal da Fundação Municipal do Meio Ambiente (FMMA), Diogo Castilhos, contou que, para dar mais segurança sanitária e condições de cuidados adequados aos animais que pernoitam na Casa do Bem, um médico veterinário do Canil Municipal vai até o local e faz a avaliação dos animais. “Eles receberão vermífugos e antipulgas e parasitas. Além disso, aqueles que não forem castrados, o serão. Queremos, com isso, dar qualidade de vida, também, aos animais”, relatou.

Ainda segundo Diogo, foi a vereadora Márcia Becker quem recebeu o contato de um frequentador da Casa do Bem pedindo que o prefeito intercedesse para que os animais fossem aceitos no local. “Minha ideia era que isso ocorresse, pelo menos, nos dias frios. Conversei com o  prefeito, que, prontamente, se mostrou favorável. Após, fui atrás de doações de casas, potes, rações e medicamentos”, explicou a vereadora.

A coordenadora da Casa do Bem, Marja Menezes, comentou que o aceite para acolher os animais, também, é um modo de acolhimento das demandas subjetivas dos usuários, valorizando e respeitando seus sentimentos. “Assim, constituímos mais uma atividade da Casa do Bem que visa a garantia de direitos, a busca pela dignidade e a ampliação de um acolhimento humanizado.”

Já o secretário municipal da Família, Cidadania e Assistência Social, Luiz Stumpf, destacou que a ação traz segurança ao usuário do serviço que, além de não passar suas noites nas ruas, também constrói vínculos com o serviço buscando sua organização pessoal e a saída das ruas para um espaço de moradia adequado e organizado.

Saiba mais sobre a Casa do Bem

Em geral, o trabalho da equipe da Casa do Bem, entre orientadores, coordenação e assistente social e psicóloga, tem como objetivo a reinserção destes usuários na sociedade, resgatando vínculos rompidos, estimulando o surgimento de consciência crítica, elevando a autoestima, a construção de novos projetos de vida, reconhecendo este sujeito como protagonista da sua história, empoderando o usuário para que perceba que é capaz de atingir suas realizações pessoais, seus sonhos e ser feliz.

A entrada acontece, no período de inverno, às 17h. Usuários do serviço acessam, tomam banho, lancham e, às 20h é servido o jantar. Em seguida, são encaminhados para pernoite. As luzes são desligadas às 22h. Pela manhã, o horário de saída acontece até as 8h30min. Os usuários fazem a higiene e tomam café. Na saída, levam todos os seus pertences. No acolhimento das 17h, o usuário recebe toalhas higienizadas, cobertores, lençóis e um kit de higiene completo.

O serviço oferece 40 vagas (oito femininas e 32 masculinas). O endereço da Casa do Bem é ERS-118, número 3155.

Vale Notícia

Vale Notícia

O portal Vale Notícia é editado pelo jornalista e publicitário Rafael Trajano, pós-graduado em Jornalismo Digital e vencedor do Prêmio Banrisul de Jornalismo. Conhece alguma história que VALE NOTÍCIA? Compartilha com a gente: (51) 99471-7181.

Notícias Relacionadas 

Crédito: Caroline Goulart
Gravataí

A beleza da zona rural de Gravataí: conheça a corte da 8ª Fearg

01/07/2022 - 11:27
Gravataí

Slumber party: Senac Gravataí realiza experiência única para alunos do curso de Inglês

30/06/2022 - 16:17
Divulgação/PMG
Gravataí

Gravataí atinge nota “A” no Ranking das Contas públicas do Tesouro Nacional

30/06/2022 - 15:56
Carregar mais
Deixar um comentário

URGENTE

Região na rota do ciclone: Prefeituras suspendem aulas

Golpistas se passam por médicos do Dom João Becker para pedir dinheiro a familiares de pacientes

Ação policial que buscou frascos vazios de vacinas na Secretaria de Saúde de Canoas é nova tentativa de criminalizar a gestão municipal; Prefeitura já abriu sindicância

Prefeitura de Canoas atua para reduzir danos do temporal; faça sua parte e lembre-se que descarte irregular de lixo é crime

Ronaldo Becker, ex-treinador do Novo Hamburo e ex-Cerâmica, sofre aneurisma em SC

Prefeitura de Gravataí vai à Justiça para ser incluída em programa de testagem do Estado

NOTÍCIAS RECENTES

Retorno de Jairo Jorge ao cargo de prefeito deve ser definido no início de agosto: “Sempre manifestei minha crença na Justiça”

01/07/2022 - 17:30
Crédito: César Castro

Música no Park recebe violonista Tiago Marques

01/07/2022 - 11:46
Crédito: Caroline Goulart

A beleza da zona rural de Gravataí: conheça a corte da 8ª Fearg

01/07/2022 - 11:27
São R$ 200,00 mensais, garantidos por 3 meses — Foto: Alisson Moura/PMC

Abertas as inscrições para 4ª edição do Auxílio Emergencial Canoense

01/07/2022 - 10:32
Vale Notícia

O portal valenoticia.jor.br tem a missão de contar as boas histórias do Vale do Gravataí.
Conhece alguma que VALE NOTÍCIA? Compartilha com a gente: (51) 99471-7181.

EDITORIAS

  • Cachoeirinha
  • Canoas
  • Gravataí
  • Negócios de Valor
  • Opinião
  • Urgente
  • Vale Tudo

NOTÍCIAS RECENTES

  • Retorno de Jairo Jorge ao cargo de prefeito deve ser definido no início de agosto: “Sempre manifestei minha crença na Justiça”
  • Música no Park recebe violonista Tiago Marques
  • A beleza da zona rural de Gravataí: conheça a corte da 8ª Fearg
  • Abertas as inscrições para 4ª edição do Auxílio Emergencial Canoense

REDES SOCIAIS

Siga o Vale Notícia

Vale Notícia - Criação Web Tchê Digital

Nada encontrado
Ver todos os resultados
  • Gravataí
  • Cachoeirinha
  • Canoas
  • Vale Tudo
  • Opinião
  • Negócios de Valor
  • Vale +

Vale Notícia - Criação Web Tchê Digital

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

Add New Playlist