• Gravataí
  • Cachoeirinha
  • Canoas
  • Vale do Sinos
  • Opinião
  • Vale Tudo
  • Vale na TV
21 °c
Gravatai
Nada encontrado
Ver todos os resultados
Vale Notícia
  • Gravataí
  • Cachoeirinha
  • Canoas
  • Vale do Sinos
  • Opinião
  • Vale Tudo
  • Vale na TV
21 °c
Gravatai
Nada encontrado
Ver todos os resultados
Vale Notícia
Nada encontrado
Ver todos os resultados
Home Gravataí

Preparação para a volta às aulas: Secretaria da Educação de Gravataí realiza encontro com diretores

Para esta semana está programado o Ciclo de Formação Continuada para os profissionais em educação

Vale Notícia por Vale Notícia
31/01/2021 - 22:47
em Gravataí
Foto: Ana Godoy/Divulgação

Foto: Ana Godoy/Divulgação

667
Visualizações

O retorno das aulas está chegando e a Prefeitura de Gravataí, por meio da Secretaria Municipal da Educação (Smed), está executando uma série de ações que visam a segurança sanitária dos profissionais da área, dos alunos e de suas famílias. Por conta disso, na última sexta-feira, 29, a secretária da pasta, Sonia Oliveira, recebeu os diretores das escolas municipais no plenário da Câmara Municipal de vereadores. O objetivo do encontro foi realizar a acolhida dos servidores e dar orientações gerais sobre o início do ano letivo de 2021, que deverá ocorrer de forma híbrida, em que os alunos se revezarão entre aulas presenciais e atividades domiciliares, semanalmente.

Na ocasião, foram esclarecidas todas as dúvidas dos diretores sobre os Planos de Contingência, recursos humanos, organização das atividades escolares de forma presencial e não presencial, compra de EPIs (equipamentos de proteção individual) para as escolas e procedimentos pedagógicos a serem adotados no retorno às aulas, considerando o momento atípico. Além disso, foi divulgado o Ciclo de Formação Continuada para os profissionais em educação que será realizado na próxima semana (de 1º a 5 de fevereiro). A partir do dia 8 de fevereiro, pais e alunos serão acolhidos nas suas escolas e receberão orientações e treinamentos sanitários.

LEIA TAMBÉM

Tudo Fácil deve ser inaugurado em agosto no Gravataí Shopping com mais de 700 serviços para a população

Prefeitura de Gravataí intensifica ações de imunização contra a gripe para ampliar a cobertura vacinal dos grupos prioritários no município

“É nosso compromisso de governo ter uma volta às aulas segura, tanto para os alunos quanto para os profissionais da educação. Por isso, não medimos esforços para que todas as ações sanitárias necessárias sejam tomadas. Com recursos próprios, adquirimos uma série de equipamentos de proteção, como máscaras e álcool em gel. Mesmo com todo esse cuidado que estamos tomando, o retorno das aulas presenciais não é obrigatório e a família pode optar por permanecer recebendo as atividades e as realizando em ambiente domiciliar”, destacou o prefeito Luiz Zaffalon.


Equipamentos de Proteção Individual adquiridos

A Prefeitura de Gravataí investiu em equipamentos de proteção individual (EPIs) que estão sendo distribuídos nas escolas, desde a segunda quinzena de janeiro. Os itens são: álcool gel e álcool líquido 70%, dispenser para álcool gel de parede e de mesa, totem com álcool gel, tapetes sanitizantes, termômetros digitais, máscaras de proteção individual para os alunos e funcionários e protetor facial de acrílico para professores. Algumas escolas ainda receberam adequações físicas como novas pias para agilizar o ato de lavar as mãos, entre outras medidas.

“Desde o início da pandemia a Smed tem trabalhado na busca por minimizar o prejuízo do aprendizado dos alunos das nossas 75 escolas da rede. O que estamos implantando agora é uma série de medidas que foram amplamente estudadas e discutidas para que sejam seguras para toda a comunidade escolar. Cabe ressaltar que, se mesmo com todo esse trabalho, as famílias não se sentirem confortáveis em enviar os seus filhos para a escola, não tem problema, pois a presença física do aluno não será obrigatória”, explicou a secretária Sonia Oliveira.

Nesta sexta-feira, 29, as escolas também receberam R$ 1,5 milhão, referente aos repasses para custeio e capital. Este valor também será utilizado para contribuir com as ações que ainda sejam necessárias para receber os alunos e professores com a qualidade e segurança que todos merecem.

Primeira reunião teve convidado especial

Além de todo o esclarecimento de dúvidas que as direções das escolas puderam sanar nesta primeira reunião, os representantes puderam ouvir o ex-prefeito Marco Alba, que comunicou um repasse-extra de R$9.946 milhões as instituições de ensino. Esta foi uma das suas últimas medidas a frente do executivo municipal e que, em razão da pandemia, as escolas ainda não tinham conhecimento. O valor será pago durante o ano de 2021, dividido de acordo com o número de alunos, tamanho da escola e outras regras que foram estabelecidas em decreto assinado por ele.

Marco Alba ressaltou a sua preocupação, desde o seu primeiro ano de mandato, com a educação, lembrando da implantação do programa unificado de ensino na rede e a distribuição de material escolar e uniforme para todos os alunos, além de outras medidas. Ele também fez um agradecimento aos diretores pela dedicação e parceria durante os seus oito anos de governo. O encontrou encerrou em clima de tranquilidade e confiança.

Vale Notícia

Vale Notícia

O portal Vale Notícia é editado pelo jornalista e publicitário Rafael Trajano, pós-graduado em Jornalismo Digital e três vezes vencedor do Prêmio Banrisul de Jornalismo. Conhece alguma história que VALE NOTÍCIA? Compartilha com a gente: (51) 99471-7181.

Notícias Relacionadas 

Gravataí

Tudo Fácil deve ser inaugurado em agosto no Gravataí Shopping com mais de 700 serviços para a população

02/07/2025 - 19:12
Crédito: Gabriel Muniz-PMG
Gravataí

Prefeitura de Gravataí intensifica ações de imunização contra a gripe para ampliar a cobertura vacinal dos grupos prioritários no município

01/07/2025 - 16:18
Gravataí

É amanhã! Feira de Empregabilidade e Capacitação acontece no Gravataí Shopping

01/07/2025 - 10:35
Carregar mais
Deixar um comentário

URGENTE

ALERTA: Está circulando uma FAKE NEWS sobre evacuação em bairros de Canoas. Isso não é verdade!

Ressarcimento do INSS será feito em parcela única neste ano

Equipes da Prefeitura de Canoas seguem trabalhando com caminhões de hidrojateamento para combater desobstruções na rede em pontos do sistema de drenagem

Canoas decreta emergência em Saúde devido ao aumento de internações por Síndrome Respiratória Aguda Grave

Gripe aviária: tire suas dúvidas sobre doença que afeta aves

Guarda Municipal prende homem por tráfico de drogas no bairro Mato Grande

NOTÍCIAS RECENTES

Tudo Fácil deve ser inaugurado em agosto no Gravataí Shopping com mais de 700 serviços para a população

02/07/2025 - 19:12
Idris e Pitt em 'F1: O Filme'. © Warner Bros. Pictures/Apple Original Films

‘F1: O Filme’ é o GP que Brad Pitt já venceu antes da largada

02/07/2025 - 13:22
Crédito: Gabriel Muniz-PMG

Prefeitura de Gravataí intensifica ações de imunização contra a gripe para ampliar a cobertura vacinal dos grupos prioritários no município

01/07/2025 - 16:18
Foto: Bruna Ourique-PMC

Chuva passou, mas as ações da Defesa Civil de Canoas seguem intensificadas

01/07/2025 - 16:16
Vale Notícia

O portal valenoticia.jor.br tem a missão de contar as boas histórias do Vale do Gravataí e Vale do Sinos.
Conhece alguma que VALE NOTÍCIA? Compartilha com a gente: (51) 99471-7181.

EDITORIAS

  • Cachoeirinha
  • Canoas
  • Gravataí
  • Litoral Gaúcho
  • Opinião
  • Urgente
  • Vale do Sinos
  • Vale na TV
  • Vale Tudo

NOTÍCIAS RECENTES

  • Tudo Fácil deve ser inaugurado em agosto no Gravataí Shopping com mais de 700 serviços para a população
  • ‘F1: O Filme’ é o GP que Brad Pitt já venceu antes da largada
  • Prefeitura de Gravataí intensifica ações de imunização contra a gripe para ampliar a cobertura vacinal dos grupos prioritários no município
  • Chuva passou, mas as ações da Defesa Civil de Canoas seguem intensificadas

Vale Notícia - Criação Web Tchê Digital

Nada encontrado
Ver todos os resultados
  • Gravataí
  • Cachoeirinha
  • Canoas
  • Vale do Sinos
  • Opinião
  • Vale Tudo
  • Vale na TV

Vale Notícia - Criação Web Tchê Digital

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

Add New Playlist