Os eventos climáticos das últimas 48 horas mobilizaram as equipes da Prefeitura de Gravataí para auxiliar a população. Atualizações da Defesa Civil apontam que a região da Vila Rica, uma das mais atingidas, conta com 100 desalojados e 44 desabrigados.
Além desta localidade, a Prefeitura também está monitorando a situação no Parque dos Anjos, na região da rua Amapá, onde ocorreu o transbordo do Arroio Demétrio. No local, algumas pessoas já estão sendo encaminhadas para a Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Professora Idelcy Silveira Pereira.
As equipes da Guarda Municipal e Assistência Social seguem trabalhando para atender às comunidades atingidas. De acordo com o secretário da Família, Cidadania e Assistência Social Artêmio Airoldi estas pessoas estão recebendo toda a atenção necessária.
“Estamos alertas e trabalhando para atender aqueles que estão em situação de risco. Encaminhamos as pessoas para as escolas, onde recebem quatro refeições, materiais de higiene, colchão e roupas de cama. Se as chuvas pararem, até amanhã elas podem retornar para casa”, afirmou o secretário.
Ele também lembra que a forma mais ágil e segura de conseguir auxílio é entrando em contato com os Centros de Referência de Assistência Social (Cras). Você pode encontrar os telefones clicando aqui.
O guarda municipal e coordenador da Defesa Civil de Gravataí Paulo Roberto explica que o nível do Rio Gravataí está em 5,10m, na estação hidrometeorológica do Caça e Pesca, no Parque dos Anjos. O nível normal é de 2,60m. Os dados mostram que, nas últimas 72h, as chuvas acumularam 133 milímetros no município.
Paulo também comenta sobre a importância da comunicação com a população. No caso dos Parque dos Anjos ele explica como este contato foi importante para evitar acidentes e possíveis casos de pessoas feridas.
“Com o auxílio do senhor Alex, presidente da Associação de Moradores da Rua Amapá, foi feito um monitoramento do Arroio Demétrio. Eles montaram equipes que nos ajudaram fazendo a medição de hora em hora, possibilitando o deslocamento da população antes da água atingir as casas. Isso foi fundamental para garantir a segurança das pessoas da comunidade”, declarou.
Em caso de emergência a população deve ligar para um dos números abaixo:
Defesa Civil: (51) 9.9332.7385
Bombeiros: 193
Brigada Militar: 190
SAMU: 192
Guarda Municipal: 153 ou (51) 3600.7634
Fiscalização de Trânsito: (51) 3600.7107