Ocorreu nesta segunda-feira, 21, o encontro que marca o início dos estudos de estruturação da Parceria Público-Privada (PPP) de Iluminação Pública em Gravataí. Este projeto visa aprimorar significativamente o parque de iluminação pública do município a partir da modernização de 100% dos pontos de iluminação por luminárias de tecnologia LED, trazendo uma série de benefícios diretos e indiretos para a população.
A PPP de Iluminação Pública representa um passo importante na busca contínua da administração municipal por melhorias significativas na qualidade de vida dos cidadãos de Gravataí. O projeto será estruturado com recursos do Fundo de Apoio à Estruturação e ao Desenvolvimento de Projetos de Concessão e Parcerias Público-Privadas (FEP-Caixa). Além disso, a estruturação também conta com o assessoramento da Caixa Econômica Federal e coordenação da Secretaria Especial do Programa de Parcerias e Investimentos (SEPPI).
Principais Benefícios do projeto:
• Eficiência Energética: O projeto visa a substituição de lâmpadas antigas por tecnologias mais eficientes, como luminárias LED, resultando em redução significativa no consumo de energia. Isso não apenas contribuirá para a sustentabilidade ambiental, mas também trará economias substanciais nos custos de operação e manutenção.
• Segurança Pública: A iluminação adequada é essencial para a segurança dos cidadãos. Com a modernização do parque de iluminação pública, áreas anteriormente mal iluminadas serão transformadas em espaços mais seguros, promovendo uma sensação de tranquilidade para todos os moradores.
• Valorização do Espaço Urbano: Ruas, praças e áreas públicas bem iluminadas tendem a atrair mais atividades sociais e comerciais. O projeto de PPP visa a valorização do espaço urbano, tornando Gravataí mais atraente para moradores, visitantes e investidores.
• Manutenção e Monitoramento: A PPP também incluirá serviços de manutenção preventiva e corretiva, garantindo que o parque de iluminação esteja sempre operacional. Além disso, novas tecnologias de monitoramento e novos sistemas de abertura de chamados pelos cidadãos permitirão a identificação rápida de problemas, agilizando as respostas e minimizando os períodos de escuridão nas vias públicas.
Atualmente, a Caixa tem 57 projetos de estruturação de concessões e PPPs em carteira, que visam proporcionar mais de R$ 21 bilhões em investimentos pela iniciativa privada em 205 municípios, beneficiando mais de 21 milhões de cidadãos.
Ganhos das PPPs de Iluminação Pública:
As PPPs promoverão a modernização e a troca das atuais lâmpadas por LED nos dois primeiros anos de vigência do contrato. A abordagem aplicada pela Caixa permite ganhos ambientais, com perspectiva de redução em mais de 50% na conta de energia elétrica com iluminação pública do município.
“A iluminação pública moderna e eficiente traz outros ganhos para a sociedade, dentre os quais se destacam a redução da criminalidade e de acidentes de trânsito; o estímulo à circulação noturna de pessoas com fomento ao lazer, comércio e turismo; a valorização do patrimônio histórico e cultural e a maior durabilidade do serviço de iluminação pública”, enumera o prefeito Luiz Zaffalon.