A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) realizou nesta terça-feira, 8, testes rápidos de infecções sexualmente transmissíveis (ISTs) em funcionários da empresa Prometeon, durante evento da Semana Interna de Prevenção de Acidentes no Trabalho e Meio Ambiente (Sipatma). Equipes de saúde do Serviço de Assistência Especializada (SAE) e da Unidade de Saúde da Família (USF) Parque dos Anjos estiveram à frente da testagem rápida, serviço disponível em todas as 29 unidades de saúde municipais.
Para além de divulgar tópicos importantes para o cuidado em saúde, de forma a levar qualidade de vida aos trabalhadores, a atividade visou fornecer atenção a pessoas que comumente não buscam os serviços de saúde de forma rotineira. À noite, será a vez de uma equipe da USF Granville realizar os testes na empresa, que possui cerca de 1,2 mil funcionários. Nesta quinta-feira, 10, o Centro de Atenção Psicossocial de Álcool e Drogas (Caps AD) fará uma palestra sobre abuso de álcool e drogas no mesmo local, às 20h30min.
Os testes rápidos identificam quatro ISTs: HIV, sífilis e hepatites B e C. Em relação às últimas duas, o SAE lembra que são doenças invisíveis e silenciosas, que geralmente não apresentam sintomas, mas podem evoluir para câncer, cirrose e até levar à morte. Por isso, o serviço não recomenda o compartilhamento de seringas, alicates de unha ou lâminas de barbear.
Outra forma de transmissão da infecção é a vertical, que ocorre quando é passada da mãe para o bebê durante a gravidez. Por conta disso, o SAE orienta o uso de preservativos em todas as relações sexuais. Por fim, lembra que a hepatite B tem vacina disponível, ao passo que a hepatite C tem tratamento e cura.
Atendimentos
Além das unidades de saúde que prestam atendimentos a pessoas com hepatites virais, a SMS conta com o Serviço de Assistência Especializada (SAE), que também atende pessoas vivendo com HIV e tuberculose. Atendimento médico com resolutividade diagnóstico, tratamento psicossocial, cuidados de enfermagem e assistência farmacêutica fazem parte dos serviços do SAE. Mais informações podem ser conferidas pelos telefones (51) 3600 – 7780 e 3600 – 7778.