Neste sábado, 16, foi entregue à comunidade a Unidade de Saúde da Família (USF) Granville, segunda das dez unidades que serão construídas até o fim de 2024. Com uma estrutura moderna, equipada e acessível, a obra é uma iniciativa que faz parte do Qualifica Atenção Primária, programa do governo municipal que cuida da atenção básica à saúde.
Durante toda a tarde de hoje, acontecem uma série de atividades à comunidade. Entre elas, brinquedos para as crianças, atrações musicais e ações de saúde aos interessados, como verificação de pressão arterial e realização de testes rápidos. VENHA PARTICIPAR QUE AINDA DÁ TEMPO, as atividades encerram às 17 horas e contam ainda com o cabide solidário, iniciativa do Gabinete da Primeira-Dama que disponibiliza peças de roupas para doação.
A inauguração da nova USF Granville atende a um pedido antigo da comunidade e da equipe de saúde que atendia no local, anteriormente instalado em um imóvel locado e com problemas de acessibilidade. A qualificação das unidades de saúde, desta forma, vai ao encontro das medidas adotadas pela Secretaria Municipal da Saúde (SMS), sempre atenta e preocupada em qualificar a saúde em prol dos munícipes. Ao menos outras oito unidades de saúde serão entregues à população de variados bairros da cidade.
Nova USF Granville
Localizada na rua General Frota, 37, no bairro Parque dos Anjos, a nova USF Granville conta com um amplo espaço de saúde. O novo espaço tem, ainda, salas de vacinas, sala de curativos, sala de inalação e sala de triagem e procedimentos. Além disso, possui cinco consultórios para atendimento médico e de enfermagem e um consultório odontológico, bem como um espaço próprio destinado aos profissionais de saúde.
Duas equipes de Saúde da Família — formadas, cada uma, por médico, enfermeiro, auxiliar ou técnico de enfermagem e agente comunitário de saúde — e uma equipe de Saúde Bucal, composta por um dentista e um auxiliar e/ou técnico de saúde bucal, prestarão os atendimentos. Assim, os usuários do serviço de saúde terão acesso a consultas médicas e de enfermagem para os diversos ciclos de vida (gestantes, crianças, adultos jovens e idosos), assim como atendimentos em saúde bucal.
Além disso, haverá procedimentos como curativos, aplicação de medicações, imunizações e realização de testes rápidos de gravidez e para diversas patologias. Em média, serão 4 mil atendimentos mensais para moradores dos bairros Dona Mercedes, Moradas do Sobrado, Sítio Gaúcho, Granville, Pôr do Sol, Jardim do Cedro e Altaville. Para além disso, serão realizados atendimentos domiciliares e atividades de prevenção e promoção à saúde.
Com investimento de quase R$ 2,7 milhões, a nova USF Granville terá capacidade para atender até 8 mil pessoas, com horário de funcionamento de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h. Conforme a SMS, ainda haverá a possibilidade de expansão da área da unidade e ampliação do número de equipes de saúde, em caso de necessidade.