O prefeito Marco Alba assinou, na manhã desta quarta-feira, 19, a ordem de início da construção do novo Ecoponto Princesas, localizado no bairro Novo Mundo. A iniciativa, que é considerada uma obra modelo no segmento, é possível por conta de um convênio entre a Prefeitura de Gravataí e o Ministério Público do Rio Grande do Sul (MPRS). O prazo da construção é de seis meses e a execução será feita pela empresa Earqui Serviços de Arquitetura e Engenharia LTDA.
Segundo o prefeito Marco Alba, esta iniciativa proporciona um local adequado para que a comunidade possa fazer a sua parte, realizando o descarte de resíduos de forma legal e consciente. “Assim, podemos tornar a cidade mais limpa e livre de focos de descarte irregular.”
Devido ao caráter inovador e de grande infraestrutura, o projeto da prefeitura que constrói uma estrutura em um local onde já ocorre o descarte de resíduos foi selecionado pelo MPRS, e o valor do convênio é de R$ 439.243,24. A administração municipal, em contrapartida, deverá investir R$ 209.808,28 na construção do local, além do fornecimento do terreno, com cerca de três mil metros quadrados.
O projeto inclui o cercamento do local, pavimentação com bloco de concreto, construção de plataforma elevatória e baias cobertas para a separação dos resíduos, além de um prédio administrativo para o local.
Estiveram presentes os sócios representantes da empresa Earqui, engenheiro civil Samuel Ruzzarin e a arquiteta Patrícia Ruzzarin, além do assessor de gabinete da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos, Daniel Costa.