• Gravataí
  • Cachoeirinha
  • Canoas
  • Vale do Sinos
  • Opinião
  • Vale Tudo
  • Vale na TV
21 °c
Gravatai
Nada encontrado
Ver todos os resultados
Vale Notícia
  • Gravataí
  • Cachoeirinha
  • Canoas
  • Vale do Sinos
  • Opinião
  • Vale Tudo
  • Vale na TV
21 °c
Gravatai
Nada encontrado
Ver todos os resultados
Vale Notícia
Nada encontrado
Ver todos os resultados
Home Gravataí

Pagamento do IPTU 2021, com 10% de desconto, encerra na próxima segunda-feira

Secretaria da Fazenda já emitiu mais de 25 mil guias

Vale Notícia por Vale Notícia
09/01/2021 - 15:15
em Gravataí
452
Visualizações

Com pagamento por meio digital desde o dia 1º de dezembro, a Cota Única do IPTU 2021, com desconto de 10%, vai até a próxima segunda-feira, 11. A opção de fazer a quitação por meio online foi uma das alternativas que a Prefeitura de Gravataí encontrou para facilitar o processo e evitar aglomerações. Para este ano, o reajuste do tributo foi de 7,30%, decorrente da variação da Unidade Fiscal Municipal (UFM). Os valores já estão atualizados e corrigidos de acordo com o georreferenciamento, que foi concluído em 2019. A Secretaria Municipal da Fazenda (SMF) já arrecadou mais de R$ 9 milhões e fez 3 mil atendimentos na primeira semana do ano.

Para quem optar pelo parcelamento em até dez vezes, a primeira parcela vence no dia 10 de fevereiro. Previsto na Lei nº 2.928/2009, será concedido desconto de bom pagador. Este benefício não se aplica à Taxa de Coleta de Lixo. Já os pedidos de regularização de débitos e de parcelamentos podem ser solicitados por e-mail ou por videoatendimento – para esse é necessário fazer o agendamento pelo site da Prefeitura. A estimativa de arrecadação do IPTU 2021, com o lançamento de 126 mil cadastros imobiliários, é de R$ 65 milhões. O desafio é reduzir a inadimplência, que nos últimos quatro anos chegou a 34%, ou seja, mais de um terço dos contribuintes não fez a quitação em dia.

LEIA TAMBÉM

Tudo Fácil deve ser inaugurado em agosto no Gravataí Shopping com mais de 700 serviços para a população

Prefeitura de Gravataí intensifica ações de imunização contra a gripe para ampliar a cobertura vacinal dos grupos prioritários no município

O secretário da Fazenda Davi Severgnini lembrou que, em 2021, o contribuinte tem um dia a mais para fazer o pagamento em Cota Única e com 10% de desconto. O vencimento que caía sempre no dia 10 de janeiro, que neste ano é um domingo, passou para o dia 11, segunda-feira. “Modernizamos o sistema para que todos pudessem aproveitar essa taxa. É possível fazer os encaminhamentos pelo aplicativo, mas também estamos trabalhando com o vídeoatendimento, os e-mails e o WhatsApp. Ao todo, nesta campanha, já são mais de 7 mil atendimentos”, afirma.

Mesmo com o investimento no campo digital, os atendimentos presenciais ainda estão tendo uma grande procura. Davi alerta para os riscos do Coronavírus e garante que o sistema online é totalmente seguro. “Entendemos que muitas pessoas ainda não estão habituadas a esse novo tipo de tecnologia. Mas entrem em contato com a secretaria ou peçam ajuda a um parente próximo. Esse serviço é para facilitar o dia a dia de vocês e cuidar da saúde de todos nós”, disse.

Onde e como retirar as guias:

– As guias para pagamento já podem ser retiradas direto no site da Secretaria da Fazenda (SMF) – www.gravatai.rs.gov.br, no menu Emissão Guias IPTU –, no aplicativo Atende.Net (baixe no celular, é de graça). Também é possível solicitar as guias por e-mail, nos seguintes endereços: smf.arrecadaiptu@gravatai.rs.gov.br, smf.iptu@gravatai.rs.gov.br ou iptu2021@gravatai.rs.gov.br. A Secretaria da Fazenda ainda disponibiliza um número de WhatsApp para orientações, o 3600-7362.

 

Cronograma do parcelamento:

1ª Parcela – 10 de fevereiro de 2021

2ª Parcela – 10 de março de 2021

3ª Parcela – 12 de abril de 2021

4ª Parcela – 10 de maio de 2021

5ª Parcela – 10 de junho de 2021

6ª Parcela – 12 de julho de 2021

7ª Parcela – 10 de agosto de 2021

8ª Parcela – 10 de setembro de 2021

9ª Parcela – 11 de outubro de 2021

10ª Parcela – 10 de novembro de 2021

 

 

Telefones à disposição dos contribuintes:

3600-7402 / 3600-7401 / 3600-7313 / 3600-7413 / 3600-7414

Vale Notícia

Vale Notícia

O portal Vale Notícia é editado pelo jornalista e publicitário Rafael Trajano, pós-graduado em Jornalismo Digital e três vezes vencedor do Prêmio Banrisul de Jornalismo. Conhece alguma história que VALE NOTÍCIA? Compartilha com a gente: (51) 99471-7181.

Notícias Relacionadas 

Gravataí

Tudo Fácil deve ser inaugurado em agosto no Gravataí Shopping com mais de 700 serviços para a população

02/07/2025 - 19:12
Crédito: Gabriel Muniz-PMG
Gravataí

Prefeitura de Gravataí intensifica ações de imunização contra a gripe para ampliar a cobertura vacinal dos grupos prioritários no município

01/07/2025 - 16:18
Gravataí

É amanhã! Feira de Empregabilidade e Capacitação acontece no Gravataí Shopping

01/07/2025 - 10:35
Carregar mais
Deixar um comentário

URGENTE

ALERTA: Está circulando uma FAKE NEWS sobre evacuação em bairros de Canoas. Isso não é verdade!

Ressarcimento do INSS será feito em parcela única neste ano

Equipes da Prefeitura de Canoas seguem trabalhando com caminhões de hidrojateamento para combater desobstruções na rede em pontos do sistema de drenagem

Canoas decreta emergência em Saúde devido ao aumento de internações por Síndrome Respiratória Aguda Grave

Gripe aviária: tire suas dúvidas sobre doença que afeta aves

Guarda Municipal prende homem por tráfico de drogas no bairro Mato Grande

NOTÍCIAS RECENTES

Tudo Fácil deve ser inaugurado em agosto no Gravataí Shopping com mais de 700 serviços para a população

02/07/2025 - 19:12
Idris e Pitt em 'F1: O Filme'. © Warner Bros. Pictures/Apple Original Films

‘F1: O Filme’ é o GP que Brad Pitt já venceu antes da largada

02/07/2025 - 13:22
Crédito: Gabriel Muniz-PMG

Prefeitura de Gravataí intensifica ações de imunização contra a gripe para ampliar a cobertura vacinal dos grupos prioritários no município

01/07/2025 - 16:18
Foto: Bruna Ourique-PMC

Chuva passou, mas as ações da Defesa Civil de Canoas seguem intensificadas

01/07/2025 - 16:16
Vale Notícia

O portal valenoticia.jor.br tem a missão de contar as boas histórias do Vale do Gravataí e Vale do Sinos.
Conhece alguma que VALE NOTÍCIA? Compartilha com a gente: (51) 99471-7181.

EDITORIAS

  • Cachoeirinha
  • Canoas
  • Gravataí
  • Litoral Gaúcho
  • Opinião
  • Urgente
  • Vale do Sinos
  • Vale na TV
  • Vale Tudo

NOTÍCIAS RECENTES

  • Tudo Fácil deve ser inaugurado em agosto no Gravataí Shopping com mais de 700 serviços para a população
  • ‘F1: O Filme’ é o GP que Brad Pitt já venceu antes da largada
  • Prefeitura de Gravataí intensifica ações de imunização contra a gripe para ampliar a cobertura vacinal dos grupos prioritários no município
  • Chuva passou, mas as ações da Defesa Civil de Canoas seguem intensificadas

Vale Notícia - Criação Web Tchê Digital

Nada encontrado
Ver todos os resultados
  • Gravataí
  • Cachoeirinha
  • Canoas
  • Vale do Sinos
  • Opinião
  • Vale Tudo
  • Vale na TV

Vale Notícia - Criação Web Tchê Digital

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

Add New Playlist