• Gravataí
  • Cachoeirinha
  • Canoas
  • Vale Tudo
  • Opinião
  • Negócios de Valor
  • Vale TV
21 °c
Gravatai
Nada encontrado
Ver todos os resultados
Vale Notícia
  • Gravataí
  • Cachoeirinha
  • Canoas
  • Vale Tudo
  • Opinião
  • Negócios de Valor
  • Vale TV
21 °c
Gravatai
Nada encontrado
Ver todos os resultados
Vale Notícia
Nada encontrado
Ver todos os resultados
Home Gravataí

Jovens gênios de Gravataí visitam prefeito Luiz Zaffalon

Vale Notícia por Vale Notícia
10/04/2023 - 15:12
em Gravataí
613
Visualizações

O prefeito Luiz Zaffalon recebeu, em seu gabinete, na última quinta-feira, 6, jovens de Gravataí, que participaram recentemente do maior festival de robótica do Brasil, que aconteceu em Brasília/DF. Spark, Bahtech e The Brazilian Trail Blazers estiveram entre as equipes que representaram o Rio Grande do Sul no torneio. O vice-prefeito Dr. Levi Melo e a secretária municipal de Inovação, Ciência e Tecnologia (SMICT), Selma Fraga, acompanharam a agenda.

“A gente acredita na robótica como um modelo diferente para educação do século 21. De maneira que a construção do conhecimento pode acontecer com impacto social, estudantes se divertindo, aprendendo brincando”, disse o prefeito, que há poucos dias entregou kits de robótica para mais sete escolas da rede municipal de Gravataí.

LEIA TAMBÉM

Teste do pezinho e implicações éticas do uso das redes sociais por enfermeiros são temas de capacitação a servidores da saúde

“Será um espaço de convívio, com a identidade do nosso povo”, diz prefeito Zaffalon ao autorizar início das obras do Mercado Público

O Festival SESI de Robótica aconteceu nos dias 15, 16, 17 e 18 de março, no Estádio Nacional Mané Garrinha, com as competições de FIRST LEGO League (FLL), FIRST Tech Challenge (FTC), FIRST Robotics Competition (FRC), F1 in Schools. O evento reuniu mais de 1400 estudantes de 24 estados do Brasil, mais o Distrito Federal. O evento marcou uma recomeço da robótica brasileira, com o primeiro festival presencial pós-pandemia de Covid-19.

A Equipe Spark, do contraturno Sesi Gravataí, participou da modalidade FLL e competiu e cooperou com mais 100 equipes, onde eram avaliados por seus desempenhos em Core Values, Design do robô, Projeto de inovação, Programação, Mesa de missões. Essa modalidade abrange equipes com estudantes de 9 a 16 anos. Sua melhor marca no Festival foi a conquista do 5º lugar no “Desafio Aliança”. Por pouco, a Spark ficou de fora da disputa final desta categoria

A Equipe Bahtech, da Escola Sesi Gravataí, participou da modalidade de FTC e competiu e cooperou com mais de 50 equipes, onde eram avaliados por seus desempenhos em Ações socio pedagógicas, Contato com empresas e patrocinadores, Programação, Design de robô, Caderno de Engenharia, Portfólio, Arena de missões, Estratégias de jogo. Essa modalidade abrange equipes com estudantes de 14 a 18 anos.

A equipe de robótica The Brazilian Trail Blazers, de Gravataí, cooperou com 45 equipes competindo na modalidade FRC, na qual robôs são criados com uma altura de quase 2 metros. O objetivo desses robôs era coletar cones e cubos espalhados pelo chão da quadra e organizá-los nas plataformas de pontuação, quanto mais longe as peças são colocadas na plataforma, mais pontos são ganhos. A equipe, depois de muitos esforços construindo o robô em 6 semanas, se qualificou para a segunda fase da competição. Na fase eliminatória, ficou classificada em 5° lugar.

Bruno Ósio, membro da equipe The Brazilian Trail Blazers, foi consagrado vencedor do Deans List, que é atribuído aos alunos da FIRST que ajudaram a comunidade em seu período  como aluno. “As equipes competidoras elegem um menino e uma menina. Disputei com 48 meninos e foi o vencedor!”, explicou Bruno.

“O torneio e a própria robótica são formas de mostrar aos jovens como ter autonomia no dia a dia para a vida profissional. Os conceitos que aprendem aqui, levam para vida e dão a eles um leque de possibilidades”, falou Selma Fraga.

O festival trabalha vários temas, os participantes têm que analisar o contexto, quais os problemas vão resolver. Nos projetos sociais, estimulam para que os estudantes pensem de que maneira a robótica pode ajudar na construção de cidadãos.

“Fiquei muito orgulhoso com o desenvolvimento desses estudantes. Isso mostra que, toda movimentação em favor da educação, é transformadora. Esses jovens buscaram, em suas vocações, a grandeza para levar, à população uma melhor qualidade de vida”, finalizou Luiz Zaffalon.

Vale Notícia

Vale Notícia

O portal Vale Notícia é editado pelo jornalista e publicitário Rafael Trajano, pós-graduado em Jornalismo Digital e vencedor do Prêmio Banrisul de Jornalismo. Conhece alguma história que VALE NOTÍCIA? Compartilha com a gente: (51) 99471-7181.

Notícias Relacionadas 

Gravataí

Teste do pezinho e implicações éticas do uso das redes sociais por enfermeiros são temas de capacitação a servidores da saúde

27/05/2023 - 18:40
Gravataí

“Será um espaço de convívio, com a identidade do nosso povo”, diz prefeito Zaffalon ao autorizar início das obras do Mercado Público

26/05/2023 - 20:15
Gravataí

No Dia Nacional da Indústria, Gravataí celebra 900 empresas do ramo ativas no município

26/05/2023 - 15:08
Carregar mais
Deixar um comentário

URGENTE

Defesa Civil alerta para risco de temporal e ventos de 100km/h neste domingo

Hospital Universitário de Canoas suspende cirurgias eletivas por 10 dias, avisa a Prefeitura de Canoas

Empresário é morto com 40 tiros enquanto jogava sinuca em casa de festas em Canoas

Procon Canoas autua supermercado por irregularidades; tinha até produtos com o prazo de validade vencido

Suspeito de matar e arrancar a cabeça da esposa em Canoas diz que foi traído

Serviços da Prefeitura seguem afetados pela “limpeza” de fios feita pela RGE em Gravataí

NOTÍCIAS RECENTES

Teste do pezinho e implicações éticas do uso das redes sociais por enfermeiros são temas de capacitação a servidores da saúde

27/05/2023 - 18:40

Em Brasília, deputado Busato busca investimentos para a área da segurança no RS

27/05/2023 - 13:50

“Será um espaço de convívio, com a identidade do nosso povo”, diz prefeito Zaffalon ao autorizar início das obras do Mercado Público

26/05/2023 - 20:15

Refis: mais de 230 canoenses foram atendidos no primeiro dia de adesão ao programa

26/05/2023 - 20:11
Vale Notícia

O portal valenoticia.jor.br tem a missão de contar as boas histórias do Vale do Gravataí.
Conhece alguma que VALE NOTÍCIA? Compartilha com a gente: (51) 99471-7181.

EDITORIAS

  • Cachoeirinha
  • Canoas
  • Gravataí
  • Negócios de Valor
  • Opinião
  • Urgente
  • Vale Tudo
  • Vale TV

NOTÍCIAS RECENTES

  • Teste do pezinho e implicações éticas do uso das redes sociais por enfermeiros são temas de capacitação a servidores da saúde
  • Em Brasília, deputado Busato busca investimentos para a área da segurança no RS
  • “Será um espaço de convívio, com a identidade do nosso povo”, diz prefeito Zaffalon ao autorizar início das obras do Mercado Público
  • Refis: mais de 230 canoenses foram atendidos no primeiro dia de adesão ao programa

REDES SOCIAIS

Siga o Vale Notícia

Vale Notícia - Criação Web Tchê Digital

Nada encontrado
Ver todos os resultados
  • Gravataí
  • Cachoeirinha
  • Canoas
  • Vale Tudo
  • Opinião
  • Negócios de Valor
  • Vale TV

Vale Notícia - Criação Web Tchê Digital

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

Add New Playlist