Em alusão à Semana Farroupilha, que ocorre de 13 a 20 de setembro, o Centro de Tradições Gaúchas (CTG) Aldeia dos Anjos está promovendo o projeto “Um dia em nossa tradição gaúcha” aos alunos das escolas municipais. O evento tem como objetivo proporcionar às crianças um dia repleto de atividades com uma experiência rica sobre a cultura gaúcha.
Na tarde da terça-feira, 12, os alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Ladislau de Oliveira Nunes participaram da ação. Para dar início aos trabalhos as crianças se deliciaram com um café colonial e logo após foram até o salão principal do CTG para assistirem às apresentações de teatro e dança.
O espetáculo ficou por conta do grupo teatral “Os Arteiros”, da Emef São Marcos, que deram um show de atuação com a peça “Lendo e aprendendo”, dirigida pelo professor e escritor Germano Braun. Os integrantes da Invernada Mirim apresentaram as danças típicas chula e castanhola. Para encerrar, houve a apresentação de música da artista Laura Guedes.
O circuito terminou com a visita dos alunos a uma minifazendinha de animais. Segundo a aluna do 7° ano Annie Silveira, participar do projeto foi uma experiência muito boa.
“Achei tudo muito divertido. Gostei das músicas e da peça de teatro que assistimos. Esse dia foi muito interessante porque não fui criada no CTG, mas estou tendo a oportunidade de vivenciar isso hoje”, concluiu Annie.
Sobre o projeto
Neste ano, o projeto completa quatro anos com o apoio do Aldeia. “Ao todo são 2.180 crianças envolvidas no projeto, 1187 são apadrinhadas. Quero agradecer a nossa equipe, ao senhor Marçal Peixoto que é coordenador da campeira, ao CTG, que proporciona a parte cultural e a nossa empresa parceira Linlex Transportes, que faz tudo acontecer”, ressalta Patrícia Duarte, coordenadora do Projeto.
Atrações
As apresentações variam de um dia para o outro. Estão na lista de atividades: Chula dos Latroni; música com Beto Caetano e Luiz Caetano; peça teatral “Os Arteiros”; show com as cantoras Bia Garcia e Laura Guedes; apresentação do gaiteiro Valdecir Chamurro e os Escritores Amon Costa e Ester Polli.
Também são realizadas oficinas, atividades de integração, roda de chimarrão, exposição do galpão, com a história e cultura gaúcha, hora do conto e passeio a cavalo.