A Prefeitura de Gravataí, em parceria com a Ulbra, promoveu na última semana ações de prevenção à saúde da mulher, como coleta de exames preventivos de câncer do colo do útero, solicitações de mamografias e testes rápidos de infecções sexualmente transmissíveis (ISTs). Na sua 5ª edição, o projeto, denominado Consultório Rosa, atendeu ao menos 668 mulheres nos quatro dias da atividade, realizada no Gravataí Shopping.
Conforme a Secretaria Municipal da Saúde (SMS), as ações são fundamentais para que mais mulheres possam ser incentivadas ao autocuidado. A campanha Outubro Rosa, da mesma forma, visa sensibilizar e conscientizar sobre o câncer de mama, bem como intensificar as atividades de prevenção, diagnóstico precoce e rastreamento da doença.
Além dos exames preventivos, dos testes rápidos e das solicitações de mamografias, o Consultório Rosa também disponibilizou acolhimentos e sala de espera com orientações às mulheres sobre o câncer de mama. Para além dessas ações, as unidades de saúde municipais estão promovendo ações durante todo o mês, sempre com o objetivo de levar mais qualidade de vida à população.
Prevenção ao câncer de mama
Se diagnosticado nas fases iniciais, o câncer de mama possui maior chance de cura e tratamento. Segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA), o tumor maligno na mama é a principal causa de morte por câncer entre as mulheres no Brasil. Estima-se 73 mil novos casos da doença neste ano, sendo 3,7 mil apenas no Rio Grande do Sul – em 2022, foram 1.432 mortes de mulheres pela doença no Estado. Ainda que menos frequente e pouco conhecido, o câncer de mama também pode acometer homens.
A SMS lembra que, embora sejam intensificadas durante este período, essas ações de saúde estão disponíveis para o público-alvo durante o ano inteiro na rede municipal de saúde. Mulheres com nódulo na mama, secreção nos mamilos, alteração da pele na região das mamas e/ou nódulos nas axilas devem procurar imediato atendimento na unidade de saúde de referência, independente da faixa etária e do histórico familiar.