A Prefeitura de Gravataí tem trabalhado fortemente junto às equipes das unidades de saúde para ampliar os índices de imunização no município, com medidas como vacinação para além das unidades de saúde, busca ativa de crianças com doses em atraso e ações em parceria com escolas da rede municipal e estadual. Os resultados, conforme dados do Ministério da Saúde até novembro do último ano, têm surtido efeito: somente entre crianças menores de 1 ano de idade, o município atingiu a meta preconizada em oito de dez imunizantes. Entre as maiores cidades do RS, Gravataí está entre as três que mais vacinam a população.
Diversos fatores adotados pelas equipes da Secretaria Municipal da Saúde (SMS) foram responsáveis por tais avanços. A meta de imunizar 95% do público-alvo foi alcançada com imunizantes que protegem contra doenças como a poliomielite, rotavírus, difteria, coqueluche, tétano, meningite e pneumonia. A vacina BCG, que protege contra as formas mais graves da tuberculose, foi aplicada em quase 94% do público-alvo, acima dos 90% recomendados para a faixa etária.
A ampliação dos horários de salas de vacinas também mostrou-se fundamental para a atualização das cadernetas de imunização. Todas as 29 unidades de saúde de Gravataí possuem um local específico para a imunização. Nos locais, mais de 20 imunizantes são ofertados, de forma a proteger crianças, adolescentes, adultos, idosos e gestantes. Apenas para crianças e adolescentes menores de 15 anos, são ao menos 19, conforme o Calendário Nacional de Vacinação.
A SMS também fortaleceu ações para elevar as coberturas vacinais da população adolescente e adulta. Para tanto, disponibilizou os imunizantes em eventos como Rua Aberta, Fearg e Feira do Livro, bem como levou imunização em escolas municipais e estaduais para estudantes do horário noturno, que muitas vezes não conseguem acessar os serviços de saúde durante o dia. Tais ações permanecerão durante todo este ano, de forma a imunizar o maior número possível de crianças, adolescentes, gestantes, adultos e idosos.