Política pública de fomento ao empreendedorismo inovador, o programa Startup Gravataí atinge um novo patamar. Com a presença do presidente do Instituto Prado de Inovação, Ciência e Tecnologia, Carlos Gerdau Johanpeter, o prefeito Luiz Zaffalon inaugura nesta terça-feira (22) a Casa das Startups, a primeira incubadora do município, que começará a funcionar dentro do PradoTech com 10 empresas de tecnologia fomentadas pela prefeitura e diversas startups independentes. A solenidade será às 10h na rua Ciudadela, 4, bairro Prado Cidade, em Gravataí.
A incubação de empresas da Prefeitura de Gravataí é um projeto desenvolvido pela Secretaria Municipal de Inovação, Ciência e Tecnologia, em parceria com gestão da Unitec, que incuba as empresas do Tecnosinos, o parque tecnológico da Unisinos. Além de oferecer mentoria aos empreendedores, a prefeitura cede as salas utilizadas na Casa das Startups como forma de incentivo ao desenvolvimento das novas empresas.
No Startup Gravataí, participam empresas para desenvolver soluções que ajudem a resolver problemas locais em áreas da educação, segurança, saúde, mobilidade, cidadania, impacto socioambiental, inclusão, entre outras. Além disso, as startups precisam contemplar a modernização dos processos da administração pública ou em áreas estratégicas de desenvolvimento econômico, como nanotecnologia, indústria 4.0, inteligência artificial, e-commerce, fintechs, agritechs, indústria automotiva e logística.
Resultados expressivos
O programa começou há menos de dois anos, e já contabiliza 40 startups pré-aceleradas numa parceria com o Sebrae-RS, ou seja, que receberam suporte para seu desenvolvimento inicial. “Vemos o governo como o grande articulador para o desenvolvimento do ecossistema de inovação. Com incentivos fiscais e econômicos previstos em lei, podemos potencializar as startups que nascem em nosso município, retendo talentos que formamos aqui e, também, criando oportunidades de negócios e empregos”, afirma a secretária de Inovação, Ciência e Tecnologia, Selma Fraga.
Para o futuro, a prefeitura já trabalha com o estágio 2 da incubação, a fim de beneficiar outras startups que foram pré-aceleradas. “Estamos vivendo um momento histórico quanto à inovação na nossa cidade. O programa Startup Gravataí simboliza para os empreendedores da área da tecnologia que acreditamos neles, que seus projetos são importantes e que queremos que continuem se desenvolvendo em Gravataí. Este movimento nos ajuda a ampliar e diversificar nossa matriz econômica, o que se transforma em oportunidades e gera desenvolvimento e renda para todos”, avalia o prefeito Zaffalon.
Conheça as 10 empresas que estarão na Casa das Startups:
Ipay (gerenciamento financeiro de gestão e automação de cobranças para empresas de serviços);
Prakaranga (plataforma de localização e compra de peças automotivas novas e usadas com procedência)
IZZIE IT (gerenciamento de bancos de dados e automatização de processos utilizando inteligência artificial);
Bestlink Intermediações e Conexões (comércio eletrônico);
Leeg Legal Design (plataforma de edição de arquivos para advogados ou qualquer pessoa para tornar os documentos jurídicos mais claros e eficientes);
Tru Veículos (plataforma de negociação de carros);
GreenClub (aperfeiçoamento do sistema de coleta pública de resíduos sólidos);
GWA – Green Way for Automotive (projetos de sustentabilidade para a indústria automotiva);
Simpay (facilitadora de pagamentos que permite parcelar contas ou fazer empréstimos com cartão de crédito);
Azape (soluções integradas de marketplace, que conecta a demanda de consumidores a oferta de vendedores e prestadores de serviços).