O compromisso dos agentes da segurança pública é assegurar o bem-estar da população, mas algumas situações vão muito além das responsabilidades da farda – envolvem empatia e amor, sentimentos tão necessários nos dias de hoje. Um destes momentos, e que acabam inesquecíveis no exercício da missão de servir e proteger, ocorreu em Gravataí, no sábado, 12. A Guarda Municipal de Gravataí foi acionada para socorrer um bebê engasgado no loteamento Breno Garcia.
Neste dia, a criança – uma menina de com 7 meses de idade – estava com avó, Laís, e com a bisavó, Marlete, enquanto a mãe trabalhava. Ao perceber o problema, a avó buscou socorro ligando para o 153. Uma viatura da Guarda Municipal, que fazia ronda pelo bairro, foi acionada e prontamente se deslocou até a Rua Boa Vista, onde a família reside.
Na casa, imediatamente os agentes públicos iniciaram o procedimento de emergência para desobstruir as vias aéreas da bebê.
“Foi surpreendente o bom acolhimento, o carinho e a educação, o atendimento prestado, como um todo. Estão de parabéns, seres humanos extraordinários”, declarou a avó Laís.
Os agentes da GM Renan e Luciano De Bone foram os responsáveis por executar a manobra de primeiros socorros, chamada de Heimlich, na pequena Helena. A técnica é usada para induzir uma tosse artificial, um movimento que expulsa qualquer corpo estranho que esteja obstruindo as vias respiratórias da vítima.
Após a respiração restabelecida, os agentes encaminharam o caso ao SAMU, para cuidados médicos. A menina foi atendida e liberada, pois passava bem.
O guarda municipal De Bone destaca que todos os agentes da GM passam por qualificação para agir em casos assim, mas que, nesta situação, o que mais contou foi a calma dele e do colega.
“Foi importante a calma para fazer com que a criança voltasse a respirar e ficasse bem com a sua avó. Não depende apenas da qualificação, mas também da tranquilidade em operar e contar com uma equipe unida na ação”, revela.
Treinamento
Os agentes da Guarda Municipal de Gravataí, órgão da Secretaria para Assuntos de Segurança Pública da Prefeitura de Gravataí, recebem capacitação constante para agir em diferentes situações, incluindo o atendimento de casos de emergência envolvendo saúde.