A Prefeitura de Canoas lançou, na manhã desta sexta-feira (1º), um programa voltado à redução do tempo de espera nas filas do SUS. Com a criação do Canoas + Saúde, os canoenses que aguardam pela realização de exames, consultas e cirurgias deverão atualizar suas demandas junto ao sistema da Secretaria Municipal de Saúde (SMS). O período de atualização acontece de 1º de setembro a 30 de novembro.
De acordo com o prefeito Jairo Jorge, o programa atenderá toda a cidade por meio dos pontos de atualização de demandas. “Temos milhares de pessoas em situação de fila, mas precisamos que elas procurem os pontos de atendimento para atualizar a situação. Com os dados reais, será possível dar rapidez às filas, contratar profissionais e fazer outros investimentos. A atualização de demandas é o passo principal nesse momento, para depois podermos organizar os mutirões de consultas, exames e cirurgias”, ressaltou.
Para o secretário de Saúde, Felipe Martini, o projeto marca uma nova fase para os serviços de saúde do município. “Esse é o momento para a virada de chave na saúde de Canoas. Dedicaremos todos os esforços para amenizar os problemas das filas e identificar situações como a de pacientes residentes na cidade que ainda constam na fila da nossa Central de Regulação, mas já realizaram os atendimentos via convênio ou em clínicas particulares”, destacou.
A canoense Lubia Figueira da Silva, 48 anos, chegou cedo para o atendimento no Calçadão. “Vim do Mathias Velho e estou esperançosa que, com a atualização da minha demanda, a consulta com o traumatologista, aconteça logo e que eu consiga fazer minha cirurgia da tireóide. A atualização é rápida e acho que o projeto vai beneficiar muitas pessoas”, afirmou.
Onde realizar a atualização das demandas
Nesta sexta-feira, até as 17h, o atendimento acontece no Calçadão do Centro. Já no sábado (2), a equipe da SMS estará no Prefeitura na Rua, que acontece das 9h às 12h, na Rua Novo México, esquina com a rua Atlanta, no bairro Mato Grande.
A partir de segunda-feira (4), mais locais serão disponibilizados para que os moradores realizem a atualização de suas demandas junto à SMS. Aos sábados, segue o atendimento no Prefeitura na Rua.
Locais de atendimento:
Central Canoas + Saúde
Estação Canoas da Trensurb
Horário: 9h às 19h
Ouvidoria da Secretaria de Saúde
Rua Dr. Barcelos, 1600
Horário: 8h às 17h
Subprefeitura Noroeste
Rua Candelária, 441, bairro Mathias Velho
Horário: 8h às 17h
Subprefeitura Sudoeste
Rua Edgar Fritz Muller, 430, bairro Rio Branco
Horário: 8h às 17h
Subprefeitura Nordeste
Avenida Boqueirão, 3166 (térreo), bairro Estância Velha
Horário: 8h às 17h
Subprefeitura Sudeste
Rua Marechal Rondon, 100, bairro Niterói
Horário: 8h às 17h
Prefeitura na Rua
Sempre aos sábados
Horário: 9h às 12h
Documentação necessária
É necessário apresentar documento com foto, comprovante de residência atualizado, cartão do SUS e comprovante do encaminhamento médico (se possuir). O não comparecimento para a atualização levará à inativação do usuário na lista de espera.
Pacientes acamados
Pessoas com impossibilidade física de locomoção devem informar a Unidade Básica de Saúde de referência para que possam receber a visita de um agente de saúde, que atualizará as informações. Outra alternativa é solicitar que um familiar ou responsável compareça em algum dos pontos de atendimento com a documentação original do paciente.