Com clima de emoção e com representações históricas na ocupação do bairro Guajuviras, a população recebeu a 372ª edição do Prefeitura na Rua (PNR) e celebrou os 37 anos do bairro, na manhã desta sábado (20). Na ocasião, ainda foram realizados 661 atendimentos aos munícipes, somando todos os serviços ofertados à população. Foram 242 demandas apresentadas diretamente ao prefeito e aos secretários.
“Hoje estamos comemorando um direito que adquirimos há mais de 30 anos, que é o direito à moradia. É muito lindo olhar para trás e ver que toda nossa luta valeu a pena e que temos conquistado tantas coisas ao longo desses anos”, afirmou Ana Mossatte, uma das primeiras moradoras do bairro Guajuviras.
Antes do início dos atendimentos, o prefeito Jairo Jorge, o senador Paulo Paim e lideranças da época cantaram parabéns pelos 37 anos do bairro Guajuviras e falaram sobre a luta que enfrentaram para que todos tivessem direito à moradia. Na ocasião, uma foto de 1987, com lideranças da ocupação, foi entregue à Paim.
Emocionado com o momento, o senador Paulo Paim destacou a importância do bairro para a cidade. “O Guajuviras faz parte da história de todos nós. Essa foto que recebi é a memória daqueles que articularam a ocupação do Guajuviras, que lutaram juntos e constituíram um dos maiores bairros do Rio Grande do Sul. Tem uma frase que marcou muito na época e sempre gosto de repetir: ‘entrem, ocupem as residências, plantem as flores, façam seus jardins e ninguém vai tirar vocês daqui’. E não tiraram”, ressaltou.
“É um momento de alegria e emoção estar com todas essas pessoas, que lá atrás lutaram para ter uma moradia. No Guajuviras não tinha nada, não tinha água, não tinha luz, não tinha transporte e essas pessoas lutaram para garantir os seus direitos e as melhorias no bairro. Ainda temos coisas para melhorar, mas é importante olhar para trás, para os 37 anos que se passaram e ver o quanto o Guajuviras melhorou e se transformou”, afirmou o prefeito Jairo Jorge.
Atendimentos
Uma das pessoas atendidas no Prefeitura na Rua, a moradora Simone Rodrigues, salientou a importância da ferramenta de participação para a população. “Eu sempre busco o Prefeitura na Rua para resolver as minhas demandas, pois é uma das mais importantes ferramentas de participação que temos hoje em dia. É uma forma de ter um contato direto com o prefeito e os secretários, com todos os serviços, em um dia que facilita, pois durante a semana é mais complicado de conseguir fazer os encaminhamentos”, ressaltou.
Entre os atendimentos oferecidos ao público, o PNR deste sábado teve imunização contra a influenza e possibilidade de atualização de pendências do calendário vacinal, presença da unidade móvel do CadÚnico, cadastros para castração pela Secretaria Municipal de Bem-Estar Animal (SMBEA), participação do Canoas Recicla com a Gente, orientações do Procon, distribuição de mudas de plantas e feira de artesanato. A próxima edição do PNR ocorre no sábado (27), no bairro Mathias Velho.
Prefeitura na Rua
O Prefeitura na Rua (PNR) é uma ferramenta de participação popular que acontece, semanalmente, em todos os quadrantes da cidade, sempre aos sábados. No local, os canoenses podem contar com uma estrutura da Administração Municipal. Para ser atendido, o munícipe deve retirar sua ficha mediante apresentação de documento com foto e CPF.