Na manhã desta sexta-feira (5), empresas e entidades, públicas e privadas, se reuniram dispostas a auxiliar na recuperação da saúde do município. O evento, realizado no Sesi, marcou o lançamento do Movimento Canoas Pró-Saúde, que busca a união de esforços para reestruturar os equipamentos atingidos e ofertar atendimentos à população.
O secretário de Saúde, Mauro Sparta, apresentou um balanço com as ações já realizadas e contextualizou os prejuízos da enchente. “A saúde de Canoas foi drasticamente afetada pela enchente e as fortes chuvas. Tivemos danos em 19 unidades de saúde, três UPAs e no nosso Hospital de Pronto Socorro. Foi um grande desafio recuperar esses espaços e oferecer atendimentos adequados à população, mas com grande ajuda de todos esses apoiadores, conseguimos iniciar a recuperação do nosso sistema de saúde”, frisou.
Em sua fala, o prefeito Jairo Jorge reforçou a importância do movimento nesse momento de recuperação da cidade. “Este é um movimento que envolve toda a sociedade, para reconstruirmos a saúde do nosso município. É um momento de agradecimento, mas também de união. Tivemos um grande apoio das mais diversas entidades, que nos possibilitou já recuperar algumas unidades de saúde e oferecer novos espaços de atendimento aos canoenses, como três hospitais de campanha”, enfatizou.
Cenário atual da saúde em Canoas
Após a enchente, Canoas inaugurou a nova UPA Niterói, com funcionamento 24 horas. Também foram retomados os atendimentos em quatro unidades de saúde afetadas: Nova Niterói, Mato Grande, Concoban e São Luís. As demais unidades ainda passam por limpeza e recuperação do mobiliário. O SESI irá auxiliar financeiramente na recuperação da US Cerne. Já a UniRitter, na unidade Pedro Luiz da Silveira. As unidades União, Praça América e Harmonia terão apoio do Sicredi.
A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias realizou a doação de R$ 2 milhões à UPA Liberty Dick Conter (Caçapava). Os valores serão destinados à aquisição de equipamentos, mobiliário e, em caso de necessidade, reformas estruturais. As equipes da UPA Caçapava seguem atuando na sede do Centro de Especialidades Médicas (CEM), na Rua Brasil, 438, no Centro. No local, são realizados os serviços de pronto atendimento de casos de média complexidade, com funcionamento 24h.
Canoas segue com três hospitais de campanha atendendo à população, de domingo a domingo. São duas estruturas da Força Aérea Brasileira, que atende no Hospital Nossa Senhora das Graças e no CSSGAPA, das 8h às 18h. Já o Hospital da Força Nacional do SUS, que funciona no Hangar Cultural, atende 24h.
Hospital de Campanha da FAB – ao lado do Graças (8h às 18h)
Hospital de Campanha da FAB – ao lado do CSSGAPA (8h às 18h)
Hospital de Campanha da Força Nacional do SUS – Hangar Cultural – Estrada do Nazário, 3150, Guajuviras (9h às 21h)