Nesta sexta-feira (23), durante as atividades da Semana de Canoas, em alusão aos 84 anos da cidade, a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano e Habitação (SMDUH), entregou 107 matrículas de regularização fundiária de loteamentos dos bairros Guajuviras e Estância Velha. O ato ocorreu no Ginásio da Escola Municipal de Ensino Fundamental Erna Wurth (Caic) e contou com a presença de moradores, lideranças comunitárias e representantes do município.
As famílias receberam o documento referente aos loteamentos Carlos Drummond de Andrade (Brehm), Cheiro da Terra, Comtel, Dona Rafaela, MQ1B, MQ2, Nova Nancy Pansera, Pôr do Sol, São Miguel, Sete de Outubro e Sul América. O processo de regularização dessas áreas teve início em 2011, e são lotes considerados aptos ao encaminhamento de suas titulações junto ao Município.
O prefeito Jairo Jorge salientou que Canoas tem um compromisso com a regularização fundiária. “Se não é a cidade que mais fez regularizações, somos uma das que mais realizou esse serviço para a população. Nossa prioridade é a habitação, eu me alegro em ter entregue unidades habitacionais e matrículas de lotes para os canoenses. Hoje as pessoas não têm mais receio de perder a casa, de não ter um lugar para morar. Hoje as pessoas são proprietárias das suas casas”, destacou.
A moradora Elisandra Veiga Bittencourt, 41 anos, moradora do loteamento São Miguel, no bairro Guajuviras, foi uma das primeiras a receber o documento e estava radiante por contar agora com segurança habitacional. “Estou muito feliz, pois são 24 anos de espera, e agora posso dizer que é meu terreno, que moro na minha casa”, afirmou.
O secretário da SMDUH, Daniel Leite, reforçou que a entrega do documento é a garantia de um direito básico de tantas famílias, que é o direito à moradia. “São 107 matrículas que legitimam e reconhecem histórias de vida e de luta de áreas que foram ocupadas. Hoje, de direito, estamos entregando o título de propriedade para essas famílias que tanto lutaram por melhorias em suas áreas”, ressaltou.
Em Canoas, são mais de 13 mil lotes que se encontram regularizados ou em processo de regularização. Atualmente, o município conta com 21 áreas consideradas regularizadas e 27 em processo de regularização. Nos próximos meses, o objetivo é que outros loteamentos recebam suas matrículas.