Realizar um pente-fino em todas as estruturas da Secretaria Municipal de Saúde e traçar um planejamento operacional para melhor funcionamento das áreas assistencial, operacional e financeira. Essas são as primeiras medidas anunciadas pelo novo secretário municipal de Saúde, Jurandir Maciel. A portaria de nomeação do ex-vice-prefeito canoense, que também já atuou como secretário de Saúde nas gestões dos prefeitos Hugo Simões Lagranha e Marcos Ronchetti, foi assinada pelo prefeito em exercício Nedy de Vargas Marques, na manhã desta quinta-feira (4), na sede administrativa da Secretaria Municipal de Saúde.
“Vivemos um período de turbulência. A população esperava por um secretário de saúde que olhasse para todos os cantos da cidade. Acompanho a vida pública do Jurandir Maciel desde a década de 80 e sei da sua competência e respeito à população”, pontuou o prefeito Nedy. Ele apresentou o novo secretário ao lado do vice-presidente da Câmara de Vereadores, Gilson Oliveira, secretários, vereadores, gestores, funcionários e representantes de entidades.
O secretário Jurandir Maciel destacou a responsabilidade e satisfação de trabalhar pela Saúde canoense. “Estamos assumindo a gestão com uma fila de espera de 59 mil usuários para consultas, aproximadamente 10 mil esperando por cirurgias e outros 97 mil na espera por exames. Não é possível que a segunda maior estrutura de Saúde, depois de Porto Alegre, siga neste atoleiro. Vamos trabalhar para cuidar da vida das pessoas, com a realização de mutirões e reestruturação de programas fundamentais para a prevenção, promoção e educação da saúde pública”, enfatizou.
Jurandir Maciel também comentou que, no máximo em 30 dias, quer estar com todo o levantamento pronto e um novo planejamento operacional do sistema de saúde para entregar ao prefeito Nedy. Ele também adiantou que vai trabalhar, junto com os diretores, na reorganização administrativa das estruturas dos três hospitais da cidade. Além disso, já está empenhado em dialogar com o Governo do Estado e a União para garantir a implementação de verbas necessárias. “Os funcionários que trabalham na Saúde de Canoas serão fundamentais para o projeto de reestruturação. Além dos três hospitais, contamos com quatro UPAS, 27 Unidades de Saúde, cinco CAPS, três ambulatórios e inúmeros Programas de Saúde.
Conheça mais o secretário
Natural de Canoas, Jurandir Maciel foi vice-prefeito na segunda gestão Ronchetti e vereador em três mandatos. Também atuou como secretário de Saúde, de 1997 até 2007, em Canoas e em Cachoeirinha. Além disso, foi suplente de deputado federal e foi deputado estadual. Também respondeu pela vice-presidência da frente Parlamentar de Apoio às Santas Casas e Hospitais SUS do RS, e foi vice-presidente da ASSEDISA, hoje COSEMS RS, Conselho Estadual de Secretários de Saúde do RS.