O prefeito de Canoas, Jairo Jorge, iniciou, nesta segunda-feira (24), uma série de agendas que buscam viabilizar uma parceria público-privada (PPP) na área da saúde da cidade. Em São Paulo, o chefe do Executivo e o secretário municipal de Saúde, Felipe Martini, estiveram reunidos com o secretário de Governo e Relações Institucionais do Estado de São Paulo, Gilberto Kassab. O objetivo da visita foi obter informações sobre as PPPs realizadas na área da gestão hospitalar e buscar uma cooperação para viabilizar um modelo canoense.
Para o prefeito, as parcerias público-privadas possibilitam que empresas idôneas participem do processo, o que promove garantias de gestões responsáveis e, consequentemente, duradouras. “Nosso objetivo é buscar exemplos de administrações que são referência nacional. Queremos implantar em Canoas um modelo eficiente e seguro para nossa população”. Nos próximos dias deverá ocorrer uma reunião com o secretário de Saúde de São Paulo para tratar do tema.
Já nesta terça-feira (25), as reuniões acontecem em Brasília. Pela manhã, a agenda será no Ministério da Saúde, e à tarde, na Casa Civil da Presidência da República, com o secretário especial para o Programa de Parceria e Investimentos, Marcus Cavalcanti. Na ocasião, será discutida a estruturação da PPP da Saúde de Canoas e a possibilidade do Município acessar o programa do Governo Federal.
Agenda em Guarulhos
A parceria público-privada também foi tema de reunião na Prefeitura de Guarulhos, em São Paulo. A secretária de Gestão Hospitalar de Canoas, Juceila Dal’Agnol, e a assessora especial Larissa Junckes estiveram com a Diretora do Departamento de Incentivo à Parceria Público-Privada de Guarulhos, Renata Dutra.
“Foi uma reunião de extrema importância para discussão de processos de estruturação da PPP. Seguimos nossas agendas por São Paulo, buscando experiências que possam auxiliar nos projetos municipais de Canoas”, relatou Larissa.