Os canoenses que ainda não quitaram o Imposto Predial Territorial Urbano (IPTU) 2024, podem parcelar em até oito vezes sem juros. O primeiro vencimento acontece em 10 de fevereiro e o último, em 10 de setembro. Quem não recebeu o carnê pode acessar o site para emitir o boleto www.canoas.rs.gov.br/iptu2024.
Para quem possui o Débito Direto Autorizado (DDA) na conta bancária, o documento está disponível no app ou via internet banking, tanto na cota única quanto em parcelas. Para os bons pagadores, os descontos já estão aplicados nos valores de IPTU e Taxa de Coleta de Lixo (TCL): o bônus de adimplência é de 2,5% e de 5% para quem não possui débitos em 2023 ou nos últimos dois anos, respectivamente.
A quitação em cota única, com descontos de até 15%, gerou uma arrecadação de R$ 77,6 milhões ao município, superando o ano passado que totalizou R$ 72,9 milhões. “Esse montante lançado pelo IPTU no orçamento de 2024 representa um aumento de 6,4% em comparação com 2023”, frisou informou o secretário da Fazenda, Luís Davi Vicensi Siqueira. Ele também adiantou que esse recurso será utilizado para pagar dívidas do município. “Serão regularizadas as contas que estão em atrasos com fornecedores, para que não haja prejuízo aos serviços públicos”, ressaltou.
Atendimentos
Os atendimentos podem ser feitos pela internet, através do Atendimento Virtual do Portal da Fazenda (www.canoas.rs.gov.br/portaldafazenda) ou presencialmente, nos seguintes locais e horários: na segunda-feira, das 12h às 18h; terças, quartas e quintas-feiras, das 8h às 18h, e nas sextas-feiras, das 8h às 14h.
Unidade de Atendimento ao Contribuinte – Rua Frei Orlando, 68, Centro
Subprefeitura Centro – Rua Euclides da Cunha, 280, Centro
Subprefeitura Nordeste – Avenida Boqueirão, 3154, Estância Velha
Subprefeitura Noroeste – Rua Candelária, 441, Mathias Velho
Subprefeitura Sudeste – Rua Marechal Rondon, 100, Niterói
Subprefeitura Sudoeste – Rua Edgar Fritz Müller, 430, Rio Branco