Oportunizar a discussão dos mais variados temas aos canoenses é a proposta do Ciclo de Debates “Cultura, Memória e Identidade”, organizado pela Secretaria Municipal de Cultura. A abertura do evento ocorreu nesta segunda-feira (12) e seguirá até a próxima sexta-feira (16). Com entrada gratuita, a atividade acontece, das 18h30 às 20h, no Auditório Sady Schwitz, no Paço Municipal (Rua Quinze de Janeiro, 11, Centro). Cada noite abordará um tema diferente.
A primeira noite abordou o tema Gênero e Sexualidade. A diretora de Linguagens Culturais, Ágata Mostardeiro, abriu o ciclo de debates tratando sobre a importância de denunciar casos de preconceito de homofobia e transfobia. “O debate é uma busca por novas políticas públicas que venham ao encontro do respeito à cidadania, empregabilidade e direitos iguais às pessoas LGBTs”, afirmou.
Nesta terça-feira (13), acontece o Cine Debate – “O Complô”, curta-metragem sobre a influência do capital financeiro sobre os destinos do país pós-constituinte. A atividade terá a participação de Luiz Carlos Cassol, diretor de cinema.
Segundo o secretário municipal de Cultura, Eliezer Pacheco, o ciclo de debates é uma ação que possibilita o debate de diferentes temas entre a comunidade e o poder público. “Colocamos em pauta assuntos polêmicos e de interesse social de todos”, salientou.
Confira a programação
Quarta-feira (14)
Cine Gaúcho
Participação: Alex Sernambi – Diretor de Fotografia
O Negro na Arte
Participação: José Augusto Avancini – Professor de História da Arte
Quinta-feira (15)
Literatura e a Cidade
Participação: Adão Clovis Martins dos Santos – Professor de Ciências Sociais
Família Scliar e a Cultura
Participação: Wremyr Scliar – Professor de Direito
Sexta-feira (16)
Por uma Cultura Antirracista
Participação: Adiles Lima – Professora especialista em Africanidades