Na manhã desta quinta-feira (10), a Secretaria Municipal de Bem-Estar Animal (SMBEA) e a Polícia Civil realizaram uma ação de fiscalização e combate aos maus-tratos de animais domésticos. Foram feitas abordagens em 14 endereços, nos bairros Fátima e Mathias Velho, todos já haviam sido previamente denunciados e selecionados.
No bairro Fátima, foi encontrado um pitbull em situação inadequada. O responsável recebeu o prazo de três dias para fazer adequações no pátio e levar o animal para atendimento no Bem-Estar Animal. Em caso de descumprimento das medidas, o animal será recolhido e o tutor encaminhado para a delegacia. Um outro cachorro foi encontrado em uma casa abandonada, também no Fátima. O animal foi recolhido pelos técnicos da SMBEA e vai passar por exames antes de ser disponibilizado para adoção.
Operações como esta estão sendo intensificadas na cidade, a fim de averiguar diversas denúncias de maus-tratos que surgem. “A parceria com a Polícia Civil nos ajuda a reforçar a mensagem de que deixar animais em situações adversas se trata de um crime. Muitas vezes, vemos que são casos que podemos advertir e orientar os moradores, mas em outros temos que tomar medidas maiores, como o recolhimento do bichinho e até o encaminhamento do munícipe para a delegacia”, destaca a secretária adjunta de Bem-Estar Animal, Telma Moraes.
Em Canoas, as denúncias de maus-tratos ou de crueldade animal podem ser feitas pelo 0800 510 1234 ou, de forma presencial, na Central de Atendimento ao Cidadão (CAC), localizada na Rua, Ipiranga, 120, Centro.