Em um momento de valorização da pesquisa na rede municipal, três alunas da EMEF Edgar Fontoura de Braga participaram da Feira Nordestina de Ciências e Tecnologia (FENECIT), que aconteceu entre os dias 26 e 30 de setembro, em Recife. As estudantes Ana Victoria, Nicole Alves e Iasmin Vitória apresentaram o trabalho “Como funciona o cérebro dos autistas?”. O projeto foi premiado com o 2º lugar e credenciado para uma feira internacional, que ocorrerá em 2024, no Paraguai.
A iniciativa foi analisada com base na relevância e impacto social, além do conhecimento científico e domínio do tema. “Foi uma emoção e um orgulho muito especial, ainda mais por ter acompanhado esse projeto desde o início. As meninas estão de parabéns, a atividade despertou o interesse e curiosidade de todos os visitantes e da comissão organizadora”, destacou a professora Cléo Machado Ramos, que orientou o projeto.
“Foi uma experiência muito gratificante ter a oportunidade de apresentar o nosso trabalho e receber esse reconhecimento. Foram meses de pesquisa e desenvolvimento, justamente para trazer esse tema que nos intrigava tanto. Temos que agradecer, principalmente, o apoio e a orientação dos professores e de toda a escola, que nos ajudaram muito em tudo”, relatou a aluna Iasmin.
De acordo com a supervisora da escola, Fabiana Caldeira Damasco, o estímulo às práticas de pesquisa é fundamental. “Estamos muito orgulhosas das nossas estudantes, sempre incentivamos os alunos a desenvolverem projetos de diferentes áreas, é um grande diferencial que elas vão levar para a vida. Temos que agradecer todo o apoio logístico da Prefeitura e da nossa Secretaria de Educação, que arcou com todos os nossos custos de alimentação, hospedagem e voo”, ressaltou.