Convênio entre a Associação, Governo do Estado e Prefeitura de Cachoeirinha foi assinado nesta segunda-feira e os atendimentos devem iniciar em junho
A Associação de Pais e Amigos dos Autistas de Cachoeirinha – Pais e Amor e a Prefeitura de Cachoeirinha assinaram nesta segunda-feira, 22 de abril, o convênio do TEAcolhe, programa do Governo do Estado que cria centros de referência para o atendimento das pessoas autistas. A partir de 3 de junho, autistas encaminhamos pela regulação do Estado passarão a ter atendimento de assistente social, fonoaudiólogo, psicólogo, musicoterapeuta, psicopedagogo e médico. Além de Cachoeirinha, serão atendidos pacientes de Gravataí e Glorinha.
Segundo a presidente da Pais e Amor, Cátia Medeiros, essa é mais uma grande conquista possível após a inauguração da sede da entidade, ocorrida em fevereiro. “O objetivo da associação é o trabalho de qualidade. Vamos continuar com os projetos que já realizamos para as mais de 400 famílias e agora também abrimos espaço para as cidades da região. O TEAcolhe não é um benefício para a associação, mas para a comunidade. Se depender de nós vai ser feito com a maior qualidade e amor.”
A Pais e Amor será responsável pela gestão dos atendimentos, mas os pacientes que serão atendidos serão encaminhados pela Central de Regulação do Governo do Estado. “Importante salientar que é um atendimento via SUS (Sistema Único de Saúde), daqueles que passaram pelo atendimento nas unidades de saúde e aguardam na regulação do Estado. Vamos conseguir atender com qualidade aqueles que tanto precisam”, explica a secretária de Saúde de Cachoeirinha, Bianca Breier.
Atendimento especializado
O TEAcolhe terá uma equipe técnica exclusiva para o atendimento da microrregião. Silas Ferraz, fonoaudiólogo e coordenador técnico, explica que as equipes que trabalharão no programa estão em fase de contratação. “Quando recebemos o convite para sediar o TEAcolhe foi uma surpresa, mas é um desafio que é o nosso sonho. Ter este programa aqui na nossa sede vai abrir portas não só para a Pais e Amor, mas também para os atendimentos aos autistas. Que sejamos, em breve, uma referência para a região”, almeja. O objetivo do atendimento no TEAcolhe é proporcionar para aqueles que já possuem o diagnóstico terapias, com prazo de duração definido pelos profissionais envolvidos.
O prefeito de Cachoeirinha, Cristian Wasem, celebrou a chegada do programa à cidade. “Entregar uma política de qualidade mexe com os nossos corações. Que sejamos em breve referência. É um momento muito especial para a nossa cidade”, completou.