Com o compromisso de oferecer o que há de melhor aos seus cooperados, o Sicoob reuniu as equipes de investimento das suas cooperativas singulares, centrais e do Centro Cooperativo Sicoob (CCS) no Workshop de Investimentos 2024, realizado em Brasília, nos dias 13 e 14 de junho. O evento, que contou com formato híbrido e mais de 400 participantes presenciais, teve como objetivo aprimorar o atendimento oferecido aos cooperados para proporcionar a melhor experiência financeira.
O diretor-presidente do Sicoob, Marco Aurélio Almada, abriu o evento e afirmou que a visão da instituição está pautada no futuro, pontuando as expectativas para 2026. “A nossa ambição é de chegar em 2026 com R$ 693 bilhões de recursos nos nossos produtos de renda fixa. É um grande desafio, mas eu tenho certeza de que teremos sucesso, pois todos os produtos que temos em prateleira têm performance extraordinária”, ressaltou o executivo.
Ao longo dos dois dias de evento, os participantes se aprofundaram em temas relevantes para o mercado financeiro, como: comportamento do investidor no Brasil, evolução e perfil dos investidores na B3, análise do cenário econômico nacional e internacional e as oportunidades de negócio para o Sicoob. Também foram tratados temas sobre o portfólio e a experiência do investidor no Sicoob, ações estratégicas e gestão de passivos e ativos.
Ao concluir o Workshop de Investimentos 2024, o diretor Comercial e de Canais do Sicoob, Francisco Reposse Júnior, reforçou a importância da capacitação, do treinamento e da informação como pilares fundamentais para a padronização do discurso dentro de todo o sistema. “Eventos como este workshop são cruciais para que possamos ter um olhar externo sobre nossas práticas e, a partir disso, aprimorar internamente as estratégias de atuação com nossos cooperados”, salientou Reposse. “Nosso objetivo é oferecer a melhor experiência financeira possível, com um portfólio abrangente e completo, sempre acompanhado de informações claras e acessíveis”, completou o diretor.
Programação
No primeiro dia do encontro, representantes do Banco Central (BC) apresentaram o painel: “Cenário e papel do cooperativismo no que diz respeito a investimentos”. Participaram do encontro o chefe do departamento de Regulação do Sistema Financeiro (Denor) do BC, Gilneu Francisco Astolfi, e o chefe do departamento de Supervisão de Cooperativas de Crédito e de Instituições não Bancárias do BC, Adalberto Felinto da Cruz Júnior. A mediação do painel ficou por conta do diretor de Coordenação Sistêmica, Sustentabilidade e Relações Institucionais do Sicoob, Ênio Meinen.
Em seguida, a gerente executiva da Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais (Anbima), Amanda Brum, palestrou sobre “Quem é o investidor brasileiro”. Após a palestra, ela conversou e tirou dúvidas, com a mediação da superintendente de Educação Corporativa do Sicoob, Tatiana Matos.
O debate seguinte foi sobre “Uma análise sobre a evolução dos investidores”, conduzido pelo consultor da B3, professor Arthur Vieira de Moraes, que respondeu a perguntas feitas pelo diretor de Operação do Sicoob, Marcos Vinicius.
Para encerrar o primeiro dia, o representante da Eleven Financial Research, Raphael Figueredo, apresentou o “Cenário econômico e os aspectos da renda variável”, com a participação de Fernando Netto, diretor Financeiro e Administrativo do Sicoob.
No último dia do workshop, houve um bate-papo sobre “Portfólio e Experiência do Investidor no Sicoob”, conduzido por superintendentes do CCS, com mediação de Valeska Oliveira, gerente comercial de Investimentos e Previdência do Sicoob. Para encerrar as apresentações, o painel “Gestão de Ativos e Passivos na Prática” contou com a presença de superintendentes e do time técnico do CCS, também mediado pela gerente Valeska Oliveira.
Sobre o Sicoob
Instituição financeira cooperativa, o Sicoob tem mais de 8 milhões de cooperados e está presente em todos os estados brasileiros e no Distrito Federal. Oferece serviços de conta corrente, crédito, investimento, cartões, previdência, consórcio, seguros, cobrança bancária, adquirência de meios eletrônicos de pagamento, dentre outras soluções financeiras. É formado por 331 cooperativas singulares, 14 cooperativas centrais e pelo Centro Cooperativo Sicoob (CCS), que é composto por uma confederação e um banco cooperativo, além de uma processadora e bandeira de cartões, administradora de consórcios, entidade de previdência complementar, seguradora e um instituto voltado para o investimento social. Ocupa a primeira colocação entre as instituições financeiras com maior número de agências no Brasil, com mais de 4, 6 mil pontos de atendimento, e, em mais de 400 municípios, é a única instituição financeira presente. Acesse: www.sicoob.com.br para mais informações.