Enchentes, calor excessivo, grandes queimadas, vendavais, seca severa. As mudanças climáticas que impactam o mundo tornaram a temática ambiental ainda mais importante para integrar o currículo escolar. No post de hoje, você vai saber como o Ensino Médio Senac-RS aborda o tema meio ambiente em sala de aula. Muito legal, né?
Brenda Sarmiento, docente de Biologia do Ensino Médio Senac Distrito Criativo, integra o tema de maneira transversal e contextualizada nos componentes curriculares do Ensino Médio. “Na área de Ciências da Natureza, precisamente no componente curricular de Biologia, realizamos aulas que colocam em prática o que estudamos nos objetos de conhecimento de Ecologia. Também trabalhamos com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) previstos pela ONU, observando os parâmetros em que o Brasil se encontra para tentar (re)pensar o seu modo de vida”, discorre.
A docente também destaca em sala de aula a importância do Dia da Sobrecarga da Terra. A data marca o momento em que a demanda da humanidade por recursos naturais ultrapassa a capacidade do planeta de regenerá-los em um ano.
Observar e preservar
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Crédito: Divulgação Senac-RS
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Além desses conteúdos, Brenda relata que aborda a obsolescência programada, consumo consciente e pegada ecológica. “Esse contexto evidencia o consumo insustentável dos recursos naturais, o que leva à degradação dos ecossistemas, perda de biodiversidade e intensificação das mudanças climáticas”, diz.
A docente reforça que são realizadas saídas de campo para Unidade de Conservação (UC). O objetivo é observar as áreas de preservação da biodiversidade, ecossistemas e uso sustentável dos recursos naturais. “Assim, os estudantes conseguem observar e colocar em prática o que aprenderam em aula, seja com palestras e trilhas ecológicas”, explica.
Projeto Abelhas
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O meio ambiente está em foco. Brenda e os alunos do Ensino Médio Senac Distrito Criativo realizaram, na área de Ciências da Natureza, um projeto sobre as abelhas. Os animais são agentes polinizadores fundamentais para a reprodução das plantas. “Na prática, os professores e estudantes percorrem o bosque e árvores da escola (que fica no Shopping Total) para espalhar iscas para as abelhas. Também recebemos palestra com um profissional da meliponicultura, uma vez que os insetos estão em constante ameaça de redução da sua população, sobretudo as nativas do Brasil, mais conhecidas como abelhas sem ferrão”. Ela explica que, diferente das abelhas APIS, que são conhecidas pela população em geral, as sem ferrão precisam de um ambiente mais específico para criar seus ninhos, que originalmente eram os ocos de árvores.
Apesar da maioria das espécies das abelhas sem ferrão estarem adaptadas ao meio urbano e ser comum encontrar ninhos naturais em muros e barrancos, a oferta de espaço na natureza é muito menor que a necessidade. Com o avanço da área urbana, a espécie segue diminuindo a cada ano. “Isso sem falar no uso indiscriminado de agrotóxico e inseticidas que também contribuem negativamente nesse processo. A intenção da área das Ciências da Natureza e da escola é promover e proteger as abelhas sem ferrão. Dessa forma, contribuimos para a preservação das espécies, aumentando a polinização e consequentemente a preservação ambiental”, afirma a docente.
Resumindo, o Ensino Médio Senac-RS aborda em sala de aula aspectos que estão relacionados ao dia a dia dos estudantes. Uma oportunidade de ver os objetos de conhecimento para além dos muros da escola.
O Ensino Médio Senac
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