“Se não investirmos em educação, o país, o estado e a cidade não avançam. A educação faz com que se pense, crie e se desenvolva um futuro”, A afirmação certeira é do prefeito de São Leopolso, Ary Vanazzi, que recentemente visitou, ao lado do secretário de Desenvolvimento Econômico, Turístico e Tecnológico, Juliano Maciel, e do secretário de Educação, Ricardo Luz, a turma formanda do quinto ciclo do Programa 3 Mil Talentos TI, no Senac São Leopoldo.
A formatura dos alunos ocorrerá no dia 7 de dezembro. O edital para o próximo ciclo do programa será lançado no início de 2024. [CONTINUA ABAIXO]
Vanazzi enfatizou todo o investimento na área de ensino e formação profissional que o poder público está fazendo desde o começo do governo. Já o titular da Sedettec, Juliano Maciel, relembrou o processo de construção da iniciativa.0 “Quando a Tecnosinos propôs um programa municipal de formação de jovens para a indústria da tecnologia, em 2021, já conseguimos em menos três meses validar o projeto. É um investimento muito importante por parte do município, porque acreditamos nesse projeto”. Maciel relatou que ao ouvir os depoimentos dos alunos, ficou perceptível o quanto eles estão mais preparados para o mercado de trabalho e a evolução do programa.
Para o secretário de Educação, professor Ricardo Luz, a juventude precisa de oportunidades que a incentivem a crescer profissionalmente, como o Programa 3 Mil Talentos TI. “O que nós temos aqui é exclusivo, então, eu parabenizo o Senac, os professores, prefeito Vanazzi e o secretário Juliano, por construírem a iniciativa”, finalizou.
Estiveram presentes na visitação também o secretário adjunto da Sedettec, Mário Rosito, e a diretora do Senac São Leopoldo, Andresa Custódia.
Programa 3 Mil Talentos TI
Dentro do Inova São Léo, desde 2021, estão sendo investidos R$ 2 milhões pela Prefeitura de São Leopoldo com a oferta de bolsas gratuitas com o Programa 3 mil talentos TI. O projeto foi desenvolvido a partir de um diagnóstico da Governança do Parque Tecnológico São Leopoldo – Tecnosinos, que é compartilhado entre Unisinos, Prefeitura de São Leopoldo, Associação Comercial, Industrial, de Serviços e Tecnologia de São Leopoldo (Acist-SL) e Polo de Informática de São Leopoldo.
O projeto faz parte de uma série de ações realizada pelo poder público visando o Bicentenário em 2024, preparando a cidade para um futuro inovador, inclusivo e tecnológico.