Sob pressão, MDB gaúcho deve apoiar Eduardo Leite; o ‘eu já sabia’ de Marco Alba

Deputada Patrícia Alba foi voz divergente sobre composição de chapa com o tucano

Reunião com o presidente nacional ocorreu nesta quarta-feira, 13 de julho — Joel Vargas/Divulgação

Com votos contrários da deputada estadual Patrícia Alba e do deputado federal Osmar Terra, o MDB gaúcho abriu oficialmente espaço para uma composição de chapa com Eduardo Leite (PSDB) na eleição ao governo do Estado. A definição veio após apelo do presidente nacional do MDB, Baleia Rossi, em reunião com a Executiva estadual nesta quarta-feira (13/7).

O apoio do MDB à nova candidatura de Leite foi uma das condicionantes do PSDB nacional para abrir mão de apresentar um candidato ao Palácio do Planalto e, assim, selar apoio dos tucanos à senadora emedebista Simone Tebet como candidata a presidência da República (segue abaixo).

Ao fim, se concretiza a interferência política do PSDB nos planos do MDB ao governo do Estado, que tanto alertou o ex-prefeito de Gravataí Marco Alba — defensor  do protagonismo de seu partido na eleição estadual. Marco, ao ver o MDB, maior partido do Rio Grande do Sul, cada vez mais próximo de abrir mão de uma candidatura própria ao Estado para apoiar Leite, mais do que um ‘eu avisei’ pode dizer agora ‘eu já sabia’.

A convenção do MDB está marcada para o dia 31 deste mês de julho.