Qualidade

*por Leandro Stelmack Dias, consultor empresarial

O que vem à sua mente quando lê a palavra qualidade? A princípio parece uma definição fácil, algo bom, que gostamos, que não gere problemas e coisas do tipo. Mas dentro de uma empresa, mesmo uma empresa conduzida somente pelo dono, qualidade não pode ser tratada de forma tão simplista.

A qualidade está ligada à expectativa do cliente, ao quanto atendemos os requisitos definidos pelos clientes, mesmo os não definidos explicitamente. Então qualidade começa na definição do nicho de mercado, do seu público alvo, das necessidades desse público e só depois disso podemos iniciar o planejamento dos indicadores de qualidade do negócio. Isso porque a percepção do que é bom ou ruim varia muito entre as pessoas, diferentes regiões, classes sociais e experiências de consumo.

Uma Ferrari pode ser considerada pela maioria das pessoas apreciadoras de carro com um exemplo de excelência em qualidade, mas não tem utilidade para alguém que mora em uma fazenda, pois ela não atende aos requisitos desse público alvo, que precisa de capacidade de carga e de distância do chão em um veículo, requisitos não atendidos por uma Ferrari.

Estude seu negócio, as necessidades dos seus clientes, estude sua região, avalie o que seu público alvo está disposto a investir em seu produto ou serviço.

Estude seu negócio, as necessidades dos seus clientes, estude sua região, avalie o que seu público alvo está disposto a investir em seu produto ou serviço. Depois de avaliar os aspectos externos, avalie os aspectos internos. O negócio que você sempre pensou em ter está adequado ao seu público alvo? Você compreende os requisitos de qualidade do seu cliente ou está definindo os padrões de qualidade com base na sua experiência pessoal?

A qualidade de um produto não é sobre ele ser bom ou ruim para você, a qualidade de um produto se dá quando ela é reconhecida pela maioria dos seus clientes e isso começa com uma gestão de qualidade, em todos os processos do seu negócio, da concepção da ideia ao produto final. Ou você vai continuar tentando vender uma Ferrari para quem mora numa fazenda?