• Gravataí
  • Cachoeirinha
  • Canoas
  • Vale do Sinos
  • Opinião
  • Vale Tudo
  • Vale na TV
21 °c
Gravatai
Nada encontrado
Ver todos os resultados
Vale Notícia
  • Gravataí
  • Cachoeirinha
  • Canoas
  • Vale do Sinos
  • Opinião
  • Vale Tudo
  • Vale na TV
21 °c
Gravatai
Nada encontrado
Ver todos os resultados
Vale Notícia
Nada encontrado
Ver todos os resultados
Home Opinião

O show da vida

*por Eduardo Stelmack

Eduardo Stelmack por Eduardo Stelmack
15/06/2020 - 18:31
em Opinião
76
Visualizações

O termo Big Brother, antes de ser o nome do Reality Show recheado de bizarrices que conhecemos, foi o personagem do romance 1984, do escritor George Orwell. O Grande Irmão, no livro, representava um estado totalitário, na qual toda a população era constantemente vigiada e, sem direitos, continuamente manipulada ao bel prazer de seus governantes.

É preciso aprender as sutilezas de um convívio mais civilizado e harmônico, primeiramente respeitando o espaço do outro.

O livro foi escrito em 1949, mas expressa um conceito muito próximo ao contexto que vivemos hoje em dia, imersos em redes sociais, no qual nós sabemos de todos e todos sabem de nós. Basta ligar o celular que já descobrimos onde determinado amigo almoçou, com quem e qual foi o prato. E também se este almoço estava saboroso ou não. O lado bom é que isso acontece por livre e espontânea vontade, ninguém obriga as pessoas a estarem expostas. No entanto, quanto mais alguém se priva desta exposição, mais as críticas têm aumentado. Como se a pobre criatura estivesse cometendo algum tipo de erro por escolher não sair publicando sua vida em redes sociais. Alguns começam a pensar que esta pessoa não é feliz. Afinal, onde estão as fotos das viagens, das confraternizações, dos amigos secretos? Às vezes tenho a impressão que a felicidade de alguns não passa de um mosaico de imagens.

LEIA TAMBÉM

‘F1: O Filme’ é o GP que Brad Pitt já venceu antes da largada

Robert De Niro enfrenta a si mesmo em ‘The Alto Knights: Máfia e Poder’, mas não salva este monumento ao passado

Obviamente, assim como não se pode criticar quem escolhe manter sua vida na discrição, também não é correto atirar pedras em quem adora ocupar centenas de gigabytes com imagens pessoais. Mas é preciso que o bom senso seja mais vezes utilizado. E o que vemos parece bem ao contrário. É como se a vida fosse um espetáculo. Se bem que a forma que andam as coisas, pode sim ser chamada de espetáculo.

Mas com essa imersão em uma vida cada vez mais transparente, é preciso aprender as sutilezas de um convívio mais civilizado e harmônico, primeiramente respeitando o espaço do outro. Depois, respeitando o seu próprio espaço, no sentido de se prevenir contra uma exposição extrema da vida pessoal, que pode até estar virando um espetáculo, mas não precisa ser gratuito.

Eduardo Stelmack

Eduardo Stelmack

Publicitário.

Notícias Relacionadas 

Idris e Pitt em 'F1: O Filme'. © Warner Bros. Pictures/Apple Original Films
Opinião

‘F1: O Filme’ é o GP que Brad Pitt já venceu antes da largada

02/07/2025 - 13:22
Robert De Niro interpreta dois personagens em 'The Alto Knights: Máfia e Poder'. ©️ Warner Bros.
Opinião

Robert De Niro enfrenta a si mesmo em ‘The Alto Knights: Máfia e Poder’, mas não salva este monumento ao passado

12/06/2025 - 15:19
Opinião

Gravataí, cidade para viver e investir

04/05/2025 - 20:44
Carregar mais
Deixar um comentário

URGENTE

Alerta: Prefeitura de Gravataí avisa sobre tentativa de golpe via e-mail e recomenda dicas para proteção online

ALERTA: Está circulando uma FAKE NEWS sobre evacuação em bairros de Canoas. Isso não é verdade!

Ressarcimento do INSS será feito em parcela única neste ano

Equipes da Prefeitura de Canoas seguem trabalhando com caminhões de hidrojateamento para combater desobstruções na rede em pontos do sistema de drenagem

Canoas decreta emergência em Saúde devido ao aumento de internações por Síndrome Respiratória Aguda Grave

Gripe aviária: tire suas dúvidas sobre doença que afeta aves

NOTÍCIAS RECENTES

Curso tem foco na recuperação das escolas atingidas pela enchente — Foto: Vinicius Medeiros/PMC

Qualificação gratuita prepara canoenses para atuar na reconstrução da cidade

05/07/2025 - 18:49

Com ampla cobertura em Canoas, Gravataí e Cachoeirinha, Vale Notícia completa 5 anos no ar e recebe homenagem da Câmara de Vereadores

04/07/2025 - 13:32
Foto: Vinicius Medeiros/PMC

Valorização dos artesãos de Canoas e fomento a economia local: conheça a Feira da Economia Solidária

03/07/2025 - 13:43

Com homenagem póstuma ao mestre Ivam Silveira, Banda Municipal de Gravataí retoma atividades neste sábado

03/07/2025 - 13:22
Vale Notícia

O portal valenoticia.jor.br tem a missão de contar as boas histórias do Vale do Gravataí e Vale do Sinos.
Conhece alguma que VALE NOTÍCIA? Compartilha com a gente: (51) 99471-7181.

EDITORIAS

  • Cachoeirinha
  • Canoas
  • Gravataí
  • Litoral Gaúcho
  • Opinião
  • Urgente
  • Vale do Sinos
  • Vale na TV
  • Vale Tudo

NOTÍCIAS RECENTES

  • Qualificação gratuita prepara canoenses para atuar na reconstrução da cidade
  • Com ampla cobertura em Canoas, Gravataí e Cachoeirinha, Vale Notícia completa 5 anos no ar e recebe homenagem da Câmara de Vereadores
  • Valorização dos artesãos de Canoas e fomento a economia local: conheça a Feira da Economia Solidária
  • Alerta: Prefeitura de Gravataí avisa sobre tentativa de golpe via e-mail e recomenda dicas para proteção online

Vale Notícia - Criação Web Tchê Digital

Nada encontrado
Ver todos os resultados
  • Gravataí
  • Cachoeirinha
  • Canoas
  • Vale do Sinos
  • Opinião
  • Vale Tudo
  • Vale na TV

Vale Notícia - Criação Web Tchê Digital

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

Add New Playlist