O papel do papel

Há quem diga que é Transtorno Obsessivo Compulsivo (TOC). Alguns dizem que é apenas um costume comum, nada patológico. O que importa é que eu gosto de sentir o cheiro dos livros enquanto os leio. Assim como o cheiro dos jornais e das revistas. Rola uma certa proximidade. O que não acontece com os textos digitais.

É uma imersão, sem distrações. O foco constante e aprofundado apenas no deleite de uma única leitura

Não apenas o cheiro, mas sentir o objeto em mãos, a textura do papel, o peso. Tenho a impressão que tudo isso facilita a compreensão da leitura. É uma imersão, sem distrações. O foco constante e aprofundado apenas no deleite de uma única leitura. Digo uma única porque enquanto estamos lendo algo em plataformas digitais é muito comum pararmos no meio para abrir algum outro site, ou, não resistirmos em abrir aquele vídeo enviado no grupo do Whats.

Não estou fazendo esta reflexão aqui por dedução minha. Recentemente li um artigo na internet. Sim, na internet. Afinal, preferir o papel não significa ignorar o digital. Ao menos era curto e não deu tempo de me distrair, exceto com um anúncio de como ganhar dinheiro sem sair de casa. Enfim, voltando ao raciocínio: no tal artigo, uma linguista americana chamada Naomi Baron afirmou que, quem lê no papel, tende a se dedicar à leitura de forma mais contínua e por mais tempo. Além disso, tem mais chances de reler o texto depois de concluído. Sem contar que a retenção da leitura fica melhor. Legal, né?

Claro que sabemos que o digital está tendo cada vez mais espaço e receptividade, e, futuramente, será algo normal para as próximas gerações. O que não deixa de ser um pouco incômodo. Será que mesmo as próximas gerações nascendo entre textos digitais terão a mesma capacidade intelectual das gerações que se desenvolveram entre os papéis? Confesso ficar meio inseguro com a resposta que possa haver para isso.

De qualquer forma, enquanto ainda a tinta e as folhas não forem extintas seguirei ao lado delas. Mesmo que este texto só esteja disponível aqui, no digital.