Lá vem um Tattoo Week para ficar na história

Primeiramente, acho justo e importante me apresentar: me chamo Kethleen Fontoura, sou mais conhecida como Keké Fontoura Tattoo. Sou tatuadora há 5 anos e também trabalho na administração desse site. A tatuagem acompanha minha vida há muito tempo e nada mais justo do que falar sobre ela, espalhando a palavra das modificações por aqui.

Com a chegada do evento TATTOOWEEK este mês, decidi falar sobre as diversas maneiras de se expressar com modificações corporais e como elas vêm ganhando um campo enorme na sociedade. O que já foi considerado pejorativo, hoje ganha espaço como artigo de luxo. Essas práticas, ao contrário do que se acredita, não são em sua maioria recentes. Elas já estão presentes no mundo em diversas culturas, principalmente as tatuagens, piercings e escarificações (que são marcas de cicatrizes em cortes feitos intencionalmente), que eram formas de tribos se comunicarem. Eram práticas de uso variado, que serviam desde simbologias para identificação de clãs ou até mesmo para proferir um nível de hierarquia entre eles. Entretanto esses rituais foram se perdendo conforme o avanço das doutrinas cristãs, baseadas na Bíblia Sagrada — tal preconceito, visto até hoje, se formou após as manifestações religiosas que retraem todo tipo de expressão que fuja das suas regras.

Porém o tempo passou e essa arte foi desmistificada e, junto das expansões marítimas e globalização, a transformação desse nicho cultural foram contínuas. E hoje vem sendo mais aceita por todos, e o país considerado mais amigo da tatuagem é a Itália, que tem mais de 48% da população com tatuagens, segundo uma pesquisa feita em 2018. Nesse final de semana, acontece no Rio de Janeiro o maior evento de tatuagem e Body Piercing do mundo. Umas das intenções desse evento é popularizar ainda mais essa arte no país, fazer com que profissionais nacionais tenham acesso há profissionais internacionais, agregando mais conhecimento em ambos, e agregando também o público apresentando novas tendências nesse universo, desde estilos e até lançamento de produtos.

Em 2011 acontecia o primeiro TATTOO WEEK em São Paulo, no intuito de mostrar para os demais países que o Brasil estava se tornando referencia nas artes de modificações, o tatuador Enio Conte e sua esposa Esther Gawendo foram os idealizadores desse evento. Hoje já após 12 anos e diversos eventos entre Rio de Janeiro, São Paulo e Chile, o Tattoo Week embarca em 2023 em grande estilo, com um evento histórico no Rio de Janeiro. As atrações são muitas, que vão de workshops de tatuagens, shows de diversas bandas, concursos de Miss e Mister Tattoo Week, julgamentos das categorias, disputas de Break, praça de alimentação e muito mais! Para quem gosta desse universo vale a pena conferir!

E você, gosta de tatuagem ou piercing?