Pouco menos de três meses após a Polícia Federal cumprir mandados de busca e apreensão na Prefeitura de Cachoeirinha, apurando supostos delitos que teriam ocorrido na compra de telas interativas para uso em escolas, a gestão do atual prefeito Cristian Wasem ganha novamente as manchetes estaduais. Reportagem de Giovani Grizotti, para a RBS TV, apontou que cestas básicas compradas pelo governo municiapal, para os atingidos pela enchente, têm sobrepreço que chega a 2.500%.
Vale sempre lembrar os contrapontos da Prefeitura nos dois casos (veja abaixo), mas mesmo que se comprove a isenção do prefeito nas supostas irregularidades, fazem com que Cristian Wasem experimente um final amargo nestes últimos 7 meses de seu atual mandato. [CONTINUA]
PF na Prefeitura e compra de telas:
De acordo com nota oficial da Prefeitura na época da operação da PF, “É importante esclarecer que o Prefeito Cristian não está sendo processado ou há qualquer indício que o relacione com irregularidades e está no pleno exercício das atividades.
O Prefeito Cristian, ciente da transparência e integridade que norteiam sua gestão, abriu sua casa para o processo natural de averiguação.
É fundamental ressaltar que essa atitude foi tomada com a plena certeza de que nada deve e nem tem a esconder, bem como não há qualquer indício de envolvimento, sendo que a adesão foi autorizada em procedimento regular de aquisição e pagamento, após liberação pelo Tribunal de Contas do Estado – TCE RS.
Nos locais em que houve investigação, nenhum indício, documento, dinheiro ou qualquer elemento foi encontrado que relacione o Prefeito e nem outros membros da administração com as investigações em curso, sendo que é crucial destacar esse fato para combater as mentiras disseminadas por meio de diversas “fake News” que surgem em meio a um jogo político baixo e mentiroso em ano eleitoral.
Com a certeza da conduta correta e a total integridade do Prefeito Cristian na condução da gestão municipal, reafirmamos nosso compromisso irrevogável com a transparência, legalidade e ética na gestão.”
Sobre a atual denúncia, de sobrepeço em cestas básicas:
“Em virtude das enchentes que acometeram Cachoeirinha, com mais de 25.000 moradores que tiveram de sair de suas casas, a Prefeitura realizou a compra emergencial de itens essenciais para atendimento imediato às famílias atingidas.
Em nosso compromisso com a transparência, idoneidade e seriedade, informamos que detectamos possíveis erros ou, ainda, suposta má conduta nestes procedimentos, processos estes que, inclusive, sofreram apontamentos em análise da contadoria geral do município, anteriormente a remessa para liquidação e pagamento, o que será objeto de apuração.
Imediatamente, no dia 25.5.2024, abrimos um processo interno para a Procuradoria-Geral do Município, solicitamos a análise do processo de aquisição destes itens alimentícios, para evitar a possibilidade de prejuízo aos cofres públicos.
Somado a isto, por ordem do prefeito, foi suspenso temporariamente o pagamento destes itens até o final da análise técnica e, ainda, foi determinada a abertura de uma sindicância para apuração de eventuais erros e, após, seguirá o procedimento de sindicância para apurar possíveis responsabilidades.
Vide a cronologia dos Eventos:
• 25/05/2024 – Sábado: o secretário de Gestão solicita ao prefeito averiguação dos procedimentos e condutas em relação à aquisição dos produtos;
• 27/05/2024 – Segunda-feira: o prefeito encaminhou o processo ao Procurador-Geral do Município para averiguação dos fatos;
• 27/05/2024 – Segunda-feira: o Procurador-Geral do Município encaminhou o caso à Unidade Central de Controle Interno (UCCI) para manifestação;
• 27/05/2024 – Segunda-feira: a UCCI encaminhou ao Gabinete do Prefeito o Comunicado 11/2024, apontando inconformidades em empenhos específicos e orientando a suspensão de futuros pagamentos à empresa mencionada, concedendo um prazo de 10 dias para manifestação sobre as inconformidades apontadas;
• 27/05/2024 – Segunda-feira: o prefeito ordenou a abertura de um processo de sindicância para averiguar eventuais irregularidades e a consequente responsabilidade nos processos administrativos listados no documento da UCCI;
• 28/05/2024 – Terça-feira: o prefeito ordenou à Fazenda a suspensão de qualquer pagamento à empresa indicada no processo.
Caso seja detectada atuação incorreta por parte de qualquer ente da prefeitura, serão tomadas as medidas legais cabíveis e o afastamento imediato dos responsáveis.
Reafirmamos nosso compromisso com a transparência e lisura em todas as nossas ações, bem como a Prefeitura de Cachoeirinha segue firme no propósito de servir à população na forma da lei.
Cachoeirinha, 28 de maio de 2024.”
CASO A PREFEITURA QUEIRA INFORMAR NOVOS CONTRAPONTOS, O ESPAÇO ESTA À DISPOSIÇÂO.