Zaffa assina a ordem de início para construção da UBS Cohab B

É a sexta das dez unidades de saúde que serão construídas ao longo do atual governo

O prefeito Luiz Zaffalon assinou, nesta terça-feira, 1°, a ordem de início para a construção da nova Unidade Básica de Saúde (UBS) Cohab B. A iniciativa faz parte do Qualifica Atenção Primária, programa do governo que cuida da atenção básica à saúde. Com a ampliação do espaço, será possível implementar a Estratégia Saúde da Família (ESF) na unidade, projeto inviável por conta da atual estrutura. O prazo de entrega do novo posto é de 12 meses.

“Isso é cuidar da saúde. Essa obra é mais um exemplo de que estamos conseguindo mudar a vida da cidade. Teremos um posto com uma estrutura moderna, bem equipada e de alto padrão assistencial”, disse Zaffa. O prefeito lembrou os crescentes investimentos do município na área estrutural, como a duplicação da UTI e a construção da Nova Emergência, ambas no Hospital Dom João Becker, bem como as melhorias no padrão assistencial aos munícipes.

O secretário municipal da Saúde, Régis Fonseca, destacou que a nova unidade proporcionará a qualificação do atendimento à comunidade. “Sabemos da necessidade de qualificar as estruturas das nossas unidades. Esta é a sexta ordem de início que assinamos, neste ano, apenas para unidades. Contando com outros serviços, estamos na nona. Trabalhando para, em breve, termos a melhor rede de saúde do Estado”, completou.

Ainda conforme o secretário, a construção do novo posto permitirá que seja implementado a ESF na unidade, inicialmente, com três equipes, com a lógica de ampliar a cobertura assistencial. Atualmente, estão em andamento as obras das unidades de saúde Granville, Itatiaia, Vila Branca, Érico Veríssimo e Aristides D’ávila. Já na próxima semana, a prefeitura prevê começar a construção da nova UBS Morada do Vale I.

Também presente, o vice-prefeito Dr. Levi Melo enfatizou a melhora da saúde em Gravataí, o que fez com que a cidade alcançasse o topo do ranking entre as cidades com mais de 200 mil habitantes no Previne Brasil, programa do Ministério da Saúde que mede a qualidade das ações na área de Atenção Básica. “Isso só comprova o quanto o governo municipal se importa com a saúde da população e luta para que os pacientes possam ser atendidos adequadamente. Essa é a saúde que Gravataí merece”, comentou.

Também estiveram presentes durante a ordem de início, secretários municipais; servidores da Secretaria Municipal da Saúde (SMS); o presidente da Câmara de Vereadores, Roger Corrêa; e o vereador Carlos Fonseca.