Vai ter apresentação de teatro, de graça, por toda a cidade

Festival de Teatro de Gravataí está de volta em sua 6ª edição

De 20 a 26 de novembro (domingo a sábado), ocorre a 6ª edição do Festival de Teatro de Gravataí (Feteg) totalmente gratuito. Nesta edição, o festival está dividido em três eixos:  Conexões Artísticas, que reúne os espetáculos, Conexões Formativas, composto pelas oficinas, e Conexões Reflexivas, nas quais estão integradas as ações da prática da crítica, de mediações e um encontro com gestores e artistas da Região Sul. O festival é uma realização da Prefeitura de Gravataí, Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer (SMCEL) e Sesc Gravataí.

No eixo Conexões Artísticas, estão oito peças de teatro. Segundo a curadoria, a atual edição demonstra a iniciativa de afirmar e difundir a participação do Rio Grande do Sul no evento e de fortalecer as redes com a Região Sul. Parte desse fortalecimento é demonstrado por meio da presença de espetáculos do Paraná e Santa Catarina.

A grade da programação está composta por: “Dois Lunáticos” da Cia Re Tri Circo, de Capão da Canoa/RS; “Circo Zika”, da Circo Rodado, de Curitiba/PR; “As Aventuras de João, a Princesa e o Tapete Voador”, da Rococó Produções Artísticas e Culturais de Gravataí/Porto Alegre/RS; “El Juego de Antonia”, com Luciana Paz e Sergio Lulkin, de Porto Alegre/RS; “Histórias negras para crianças de todas as cores” (co-produção Usina do Trabalho do Ator), de Porto Alegre/RS; “Passageiros da Alegria – Palhaçaria”, da Cia. Retalhos de Teatro – Santa Maria/RS; “CaÊ – Karma”, do Coletivo de Artes Cênicas Itajaí/SC; “O Arquipélago da Súbita”, da Companhia de Teatro de Curitiba/PR.

Enquanto que o eixo Conexões Formativas oferece ao público um diversificado ciclo de oficinas culturais e formativas em parceria com o Instituto Estadual de Artes Cênicas do Rio Grande do Sul (IEACEN/RS) da Secretaria de Estado da Cultura (SEDAC/RS). As oficinas serão presenciais e também on-line, sendo elas: “Corpo Afroreferenciado”, com Jesse Cruz; “Criações Sonoras nas Artes da Cena” com Lucas Nunes; “Elaboração e Formatação de Projetos Culturais”, com Marlise Machado; “NR35 – Trabalho e Segurança em Altura”, com Elton Fagundes Nunes; “Jogos e Brincadeiras – A Linguagem Teatral na Escola”, com Reginaldo Santos. As inscrições estão disponíveis no Mapa Cultural: mapacultural.gravatai.rs.gov.br/projeto/52/

E, por fim, temos o eixo Conexões Reflexivas, no qual teremos a “Produção Crítica”, que consiste na produção diária de críticas sobre os espetáculos da mostra para veiculação eletrônica (www.agoracriticateatral.com.br), uma parceria com site AGORA Crítica Teatral; “Mediações afetivas”, que propõe reflexões críticas realizadas em diálogo com o público, e “Pontes Região Sul”, um encontro com representantes dos estados do RS, SC e PR para dialogar sobre a cena artística produzida no Sul do país e pensar os possíveis corredores culturais e projetos que podem ser estimulados entre os três estados.

Todas as atividades são gratuitas e abertas ao público. O agendamento de escolas para assistir os espetáculos é pelo e-mail cultura-gravatai@sesc-rs.com.br. As inscrições para as Oficinas Formativas são realizadas por meio do Link:

https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLScjggLqFw69J7pu6DhdStEIk90zQEII-606EeorL-650MzkuA/viewform (pelo Mapa Cultural de Gravataí).

A coordenadora do departamento de Artes Cênicas da SMCEL, Izabel Cristina da Silveira, comenta que, nesta edição, a intenção foi valorizar as diferentes manifestações dentro do teatro, selecionando peças com gêneros e temas variados, que agradem crianças, adolescentes e adultos. “Temos muita satisfação de receber artistas de diversas cidades, que mostraram no palco do Teatro do Sesc um diversificado mosaico do que se produz na cena teatral, pois este é um festival que permeia pela memória, corpo e convívio”, ressalta a coordenadora.

De acordo com a diretora de Cultura, Alini Muniz, o objetivo do festival é sensibilizar as pessoas sobre a importância do teatro como forma de expressão e difundir a arte. “O teatro é um veículo de comunicação que mostra a identidade cultural e proporciona a conscientização e reflexão na sociedade.”

Inovação nas redes sociais:

A coordenação do Feteg lançou uma conta específica no Instagram (@fetegravatai). Na rede social oficial do Festival, em tempo real, será possível acompanhar o dia a dia da programação. Também haverá um guia on-line que poderá ser consultado via QRCode.