Nascido e criado em Gravataí, Marcos Gabriel é um exemplo de força de vontade. O morador do Rincão da Madalena, estudou na rede pública da cidade e, sem curso preparatório, conquistou a tão disputada vaga na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) para o curso de Medicina.
A trajetória de estudos do aluno aplicado começou na Escola Municipal de Ensino Fundamental Nova Conquista, onde Marcos estudou até o nono ano do Ensino Fundamental. Ainda que tenha se formado na Escola Estadual de Ensino Médio Professora Maria Josefina Becker, Marcos salientou o preparo e o acolhimento da escola do município localizada no mesmo bairro que reside.
“O acolhimento e o ambiente aqui do (colégio) Nova Conquista influenciaram muito para que eu conquistasse meus objetivos. Sempre vou levar para a vida todos os professores daqui como o José Ernani, meu professor de ciências, o Antônio, de Educação Física, e a Diretora Mara, é claro”.Para Mara Denise, diretora da Emef Nova Conquista, o resultado de Marcos é fruto de uma vida escolar excelente, além do apoio da família.
“Ele sempre foi um aluno muito aplicado e extremamente participativo, que soube tirar o melhor da educação pública, que a cada dia apresenta ainda mais qualidade na cidade e no país. A base familiar e a ‘cobrança’ por parte da família também foram fundamentais. A mãe do Marcos, a Luana, sempre foi muito presente na vida escolar dele e segue assim com o Bernardo que também estuda com a gente”, conta.
Além das dificuldades comuns a qualquer aluno, Marcos contou com dois anos de pandemia em sua rotina de estudos, além de ter tentando ingressar na carreira militar anteriormente.
“Sempre quis fazer carreira militar e não pude seguir por uma inspeção de saúde. A Medicina era um sonho como é para muitos, mas que parecia inalcançável. Estou muito feliz com esse resultado, grato e ansioso pelo início das aulas em junho”, finaliza satisfeito.