Unidade de Saúde da Família Águas Claras retoma encontros para o cuidado na alimentação de pacientes com hipertensão arterial e diabetes

Próximo encontro será realizado no dia 29 de julho, às 10h

Com o objetivo de oferecer cuidados na alimentação a pacientes com hipertensão arterial e diabetes, a Unidade de Saúde da Família (USF) Águas Claras retomou, nesta sexta-feira, 24, os encontros com o grupo HiperDia. Realizadas mensalmente, as atividades ocorriam na unidade antes da pandemia de covid-19, mas precisaram ser interrompidas devido às medidas de isolamento ao enfrentamento contra o coronavírus. O próximo encontro será realizado no dia 29 de julho, às 10h.

“Neste momento, com a flexibilização das medidas sanitárias e na avaliação de que muitos indivíduos deixaram de acessar os serviços de saúde, observou-se um aumento de pessoas que desenvolveram hipertensão arterial e/ou diabetes, além de quadros de descompensação”, destacou a coordenadora da unidade, Graciele Pires.

Dessa forma, os profissionais se organizaram e retomaram o grupo para alertar sobre a importância de uma mudança no estilo de vida das pessoas, promovendo uma alimentação saudável e equilibrada que busca proporcionar maior qualidade de vida. Assim, conforme Graciele, os encontros permitem aos participantes um grupo de convivência com muitas trocas de saberes e experiências. Os profissionais da unidade responsáveis pelo grupo são, a técnica de enfermagem Dione Souza, o agente de saúde César Menezes e a enfermeira Cláudia Moura.

De acordo com a nutricionista do Centro de Nutrição e Qualidade de Vida (Cenq) Cristiele Carlosso, que esteve nesta manhã na unidade, o controle da hipertensão arterial e da diabetes é de extrema importância para a manutenção da qualidade de vida desses pacientes. Conforme a profissional, a pressão arterial mal controlada pode causar uma série de complicações, como acidentes vasculares cerebrais (AVCs) e infartos. A diabetes, por sua vez, pode levar a complicações como a cegueira e a amputação de membros do corpo dos pacientes.

“Os pacientes hipertensos precisam controlar o consumo de sódio na alimentação e os diabéticos, o consumo de açúcares e de carboidratos. O controle do peso é importantíssimo em ambas situações,  bem como a troca de hábitos alimentares para saudáveis”, disse a nutricionista. Ainda segundo Cristiele, os pacientes levaram para casa uma receita de sal de ervas, a fim de estimular o uso de temperos naturais, reduzir o sódio e aditivos químicos e adicionar mais sabor às preparações.

De acordo com o secretário municipal da Saúde, Régis Fonseca, a iniciativa faz parte do conjunto de ações promovidas pela SMS em prol da qualidade de vida da população. “Além dos atendimentos realizados na saúde especializada pelo Cenq, orientações sobre os hábitos alimentares são ensinadas no Programa Saúde na Escola (PSE) para as crianças, desde cedo, e também para a população geral, por meio dos grupos de nutrição organizados nas unidades de saúde que recebem acompanhamento dos profissionais”, destacou o secretário.

Confira medidas e hábitos alimentares que podem auxiliar as pessoas com hipertensão arterial e diabetes

– Trocar alimentos refinados, como arroz e pão branco, pelas versões integrais;
– Reduzir a gordura do preparo dos alimentos, optando pelas carnes magras;
– Preferir preparações assadas, cozidas ou grelhadas às fritas;
– Trocar os temperos industrializados pelos naturais;
– Evitar o consumo de embutidos, sucos artificiais, refrigerantes, macarrão, sopas instantâneas, salgadinhos e pipocas de micro-ondas;
– Consumir água suficiente