Tradição milenar, a noite do Terno de Reis tomou conta da Casa de Cultura de Gravataí, na última sexta-feira, 5. A celebração, que ocorre durante o período natalino – 20 de dezembro a 06 de janeiro – emocionou o público e reforçou o comprometimento do governo municipal em manter as tradições culturais da cidade vivas. Promovida pela Prefeitura de Gravataí, por meio da Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer e do Museu Municipal Agostinho Martha, a ação recebeu o Terno da Família Fraga.
Emocionado, o prefeito Luiz Zaffalon afirmou que ouvir um Terno de Reis é uma experiência que poucos têm.
“Esta celebração é uma tradição açoriana, assim como Gravataí. Então, a nossa área de Cultura trazer isso para nós, promover este espetáculo, é muito gratificante. Eu só tenho a agradecer a nossa equipe por este momento lindo, que tem que se repetir anualmente. A Casa de Cultura é justamente para isso”, lembrou.
Após se apresentar na Casa de Cultura, o Terno da Família Fraga se deslocou até a Praça Dom Feliciano e encerrou a noite com uma bela apresentação na Paróquia Nossa Senhora dos Anjos. O grupo tem como integrantes: mestre Paulo Fraga, mestre José flores, Alfeu Garcia, Regis Nunes, João Batista da Cunha e Pedro José da Cunha.
O Terno de Reis
É um grupo de cantores populares que, durante o ciclo natalino – 20 de dezembro a 06 de janeiro – percorre as casas de amigos e parentes, reproduzindo em versos improvisados a viagem dos três reis magos a Belém, para o nascimento e homenagem ao menino Jesus.
Um grupo de Terno de Reis geralmente é formado por mestre, contramestre, ajudante de mestre, ajudante de contramestre e típe. No geral, os instrumentos utilizados são violão e/ou viola, acordeon, cavaquinho e violino.
É bastante remota a origem do Terno de Reis, mas sabe-se que ainda hoje a tradição se mantém nos países ibéricos. No Rio Grande do Sul, esta tradição veio junto dos açorianos, que aqui chegaram a partir do ano de 1752.
Durante as visitas, a tradição é de que os cantores sigam passo a passo o ritual que identifica o Terno de Reis iniciando pela chegada, onde o terno canta do lado de fora da residência, pedindo para que o dono da casa abra a porta e, após a entrada, realizam uma saudação aos donos da casa.
Feito isso, realizam a louvação onde celebram o nascimento de Jesus. Os cantores também fazem versos onde falam sobre a estrela-guia que os trouxe até ali, contam a história dos reis e dos presentes que trazem ao Deus Menino.
Ao fim da visita, o Terno realiza os versos de retirada onde agradecem a acolhida e oferta recebida pelos donos da casa.