Sindilojas Gravataí fazendo a diferença na vida de Garotas Brilhantes

Sindimulher recebeu 70 meninas do projeto, que tem chancela da Unicef

Crédito: Viviane Paim Mariot

A sede do Sindilojas Gravataí foi palco para a realização de mais uma ação nobre, na tarde desta quinta-feira (9/6), com a entrega de ações em prol do Projeto Garotas Brilhantes. Considerado apoio social da entidade, a Comissão Sindimulher promoveu solidariedade, fazendo a diferença na vida de meninas com idade entre 13 e 18 anos.

Com a chancela do Fundo das Nações Unidas pela Infância (Unicef), o ‘Garotas Brilhantes’ chega em Gravataí de forma pioneira no Rio Grande do Sul. A Agência Adventista de Desenvolvimento e Recursos Assistenciais (ADRA) apresenta o projeto com a ideia de mostrar meninas que vivem em regiões de vulnerabilidade com a visão de que elas podem ter um grande futuro.

O presidente José Rosa deu as boas-vindas e ressaltou sobre a satisfação de poder apoiar este lindo projeto e fazer a diferença na vida de pessoas. O presidente do Sindilojas Gravataí explicou ao grupo de meninas sobre a entidade e o funcionamento da Casa do Comércio, bem como e os produtos oferecidos aos associados.

De acordo com a vice-presidente do Sindilojas e presidente da Comissão Sindimulher, Cerli Dulce Dal’ Santo, esta é uma ação que transforma vidas para quem é voluntário e para quem recebe. “A cada dia mais me apaixono por esse trabalho que realizamos e que nos dá um retorno espiritual muito elevado para cada uma de nós integrantes do Sindimulher. É uma grande felicidade ver este avanço na vida dessas meninas”, revelou.

A Gerente Regional do Sicoob Três Fronteiras, Lislaine Nascimento, falou para as meninas integrantes do Projeto sobre a importância daquele momento e com palavras de incentivo, Lislaine falou da sua trajetória profissional, explicou sobre o Sicoob e a importância de manter valores para a conquista de objetivos. A instituição financeira é parceira do Projeto.

No início do evento, cada Garota Brilhante se apresentou e, após a presidente do Sindimulher, Cerli Dal’Santo, ressaltou sobre o papel da comissão na entidade. As meninas escutaram com muita atenção as palavras de carinho, que cada integrante do Sindimulher pronunciou naquele momento.

A programação contou com a palestra do médico ginecologista, Dr. Marcelo Leone, que enfatizou sobre a importância dos cuidados com a saúde, especialmente medidas de prevenção para o combate de Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), gravidez na adolescência e suas consequências, além da importância de ter objetivos de vida e lutar para conquistá-los. Com palavras de otimismo, Dr. Leone soube encantar e ao mesmo tempo ser instrumento de transformação na vida daquelas meninas.

Para a empresária e representante do Sindimulher, Joanita Soster, esta é uma ação fundamental na vida das Garotas Brilhantes com momentos de valorização, cuidados, atenção e carinho.

De acordo com a coordenadora do Projeto Garotas Brilhantes, Marcelli Garcia Horácio Santos, o projeto é da ADRAS, e esta ação faz parte de um trabalho contínuo que promove o empoderamento feminino, resgata a autoestima, o cuidado com a saúde, além da oportunidade desse encontro realizado no Sindilojas. “Fazemos um trabalho com escolas estaduais e municipais de Gravataí com meninas que vivem em vulnerabilidade social. Realizamos atendimentos semanais com 50 meninas de cada escola e hoje estão presentes meninas das Escolas Estaduais de Ensino Médio, Adelaide Pinto de Lima Linck – Polivalente e José Maurício.

A parceria do Sindilojas, conforme a coordenadora, é de muita importância, com a oportunidade de conhecer este espaço, do contato com outras pessoas. “Este acesso a estas novas possibilidades com o apoio do Sicoob e do Sindimulher, foi uma tarde incrível para essas meninas”, relatou.

A aluna da Escola Polivalente, Monica Dall Aqua, de 14 anos, ressaltou que o encontro no Sindilojas estava sendo muito esperado e que participar do Projeto Garotas Brilhantes é conhecer e aprender sobre temas importantes para a vida. “A gente adquire muito conhecimento, foi um momento de trocas de experiências e de socializar com outras meninas de outra escola e aprendi muito com a palestra do Dr. Leone”, revelou.

Para a estudante Yasmim Galvão da Rocha, da Escola José Maurício, o Projeto Garotas Brilhantes é muito mais que um Projeto de Vida, mas uma chance na vida de cada integrante. “Aprendemos sobre a importância e a força das mulheres na sociedade e a autovalorização”, descreveu.

Ao final, as meninas participaram de uma sessão de fotos e desfrutaram de um coquetel saboroso. As meninas do Projeto receberam kites como brindes do Siccob, de forma a incentivar o planejamento financeiro.