Sindilojas Gravataí apoia Projeto Tema de Casa

Em reunião realizada na sede do Sindilojas Gravataí, o vice-presidente da entidade, Airton Duarte, apresentou o Projeto Tema de Casa voltado para crianças da educação infantil e alunos dos anos iniciais do ensino fundamental. A iniciativa tem como objetivo trabalhar de forma lúdica, a prevenção à violência. “Mostrar que o tempo para o carinho é um direito da criança e deve ser incentivado através de diversas ações”.

Conforme a coordenadora do projeto, Silvana Oliveira, a Cartilha Tema de Casa está inserida no contexto escolar, nas relações sociais e na família. “É uma ferramenta de interação positiva de resgate a antigas brincadeiras, substituídas por jogos virtuais na atualidade para auxiliar no desenvolvimento pessoal, afetivo e social tanto da família quanto da criança. O objetivo é mostrar que o tempo para o carinho é um direito da criança e deve ser incentivado através de diversas ações.

A Juíza da Infância e Juventude, Dra. Valéria Willhelm, engajada no Projeto, salientou que a iniciativa pode ser inserida à proposta pedagógica de cada rede de ensino, nos projetos temáticos das escolas e no planejamento diário dos professores. “O trabalho propõe um acompanhamento de técnicos indicados pelas Secretarias de Ensino, bem como uma articulação com os professores para medir o impacto no comportamento das crianças e das famílias”, explicou.

O Projeto Tema de Casa está direcionado para escolas públicas e privadas de Porto Alegre e demais municípios do Rio Grande do Sul.

Entre os resultados esperados, estão a melhoria nas relações sociais entre a criança, a família e a escola; a redução da agressividade no contexto escolar; aumento da afetividade e interação da criança com a família, reduzir a violência e a agressividade das crianças no contexto escolar.

Também participaram da reunião, a Deputada Estadual Patrícia Alba, o vereador Alan Vieira, e demais representantes de entidades engajadas ao Projeto.