Sindilojas Gravataí apoia a campanha Janeiro Branco

Iniciativa visa promover a saúde emocional e a saúde mental

Como está a sua saúde mental e emocional? Este é o foco da Campanha Janeiro Branco – Quem cuida da mente, cuida da vida. O primeiro mês de cada ano traz sentimento de motivação, gratidão, planejamento de metas, recomeço, entre outros e, para isso, precisamos estar plenos em saúde mental.

É comum vermos pessoas com metas sobre a saúde física, mas e a saúde mental? Como você vem alimentando esta área? Essa é a proposta da campanha nacional denominada de Janeiro Branco.

O objetivo é alertar as pessoas sobre os cuidados da saúde nestas áreas. Para a maioria, o assunto ainda é um tabu. No entanto, tratando da qualidade de vidas das pessoas e de vidas mais harmônicas, com mais sentidos e mais paz nas relações humanas, TODO CUIDADO CONTA.

Importância da Saúde Mental para Empresários e Colaboradores

Conforme a psicóloga, Fernanda Rocha, o trabalho é uma parte importante da vida porque está relacionado à autoestima. “Porém, ele também pode desencadear ansiedade e outros distúrbios mentais, por isso a importância de falar sobre saúde mental no ambiente de trabalho”, salientou.

Ambiente Saudável contribui para o bem-estar

Na opinião da psicoterapeuta, o autocuidado da saúde mental na vida de colaboradores e empresários é algo de extrema necessidade, tendo em vista que as pessoas passam mais tempo no trabalho do que nas suas próprias casas. Ter um ambiente de trabalho saudável é uma forma de cuidar e valorizar os colaboradores e, por consequência, aumentar o interesse da equipe,  uma vez que as pessoas se sentem importantes e, com isso,  suas tarefas tornam-se prazerosas e não um “peso”.

Dicas para o equilíbrio entre a Mente e o Corpo:

Para a especialista em Saúde Mental, Fernanda salienta que essas atitudes fazem a diferença para se ter qualidade de vida. “O estresse é uma reação natural do organismo frente às situações cotidianas. Quando ele é exagerado, pode desencadear distúrbios emocionais”, explicou.

Atitudes adequadas de um líder ou gestor:

 Olhar o colaborador como um ser humano, antes do profissional;

De acordo com a psicóloga, quando as demandas são excessivas no trabalho, prazos curtos e uma cobrança de bons resultados no ambiente de trabalho somado a problemas de ordem pessoal, os colaboradores podem ter suas produtividades alteradas e uma redução da motivação.

“Faz uma enorme diferença ter um gestor com olhar ao profissional que está sob sua supervisão como um ser humano, antes de ser um colaborador”, enfatizou. Segundo Fernanda, ser líder, é também entender que este ser tem emoções e sentimentos que precisam ser cuidados. A psicóloga acredita, ainda, que o caminho dos gestores é promover o diálogo com a equipe. “Saber ouvir o seu colaborador. Fazer, com certa frequência, pesquisa de satisfação dos colaboradores. Incentivar o desenvolvimento pessoal e profissional dos colaboradores.