O setor da tecnologia ganha cada vez mais destaque no Brasil e no mundo e está presente nas principais áreas do mercado de trabalho. A profissão de técnico em informática desponta como uma das que mais crescem no país, oferecendo diversas oportunidades de atuação, como no suporte técnico, na manutenção de hardware e periféricos, na pesquisa e desenvolvimento tecnológico, na informática biomédica, na administração de redes de computadores e na análise de sistemas. Ciente da grande demanda por profissionais especializados, o Senac Gravataí está com inscrições abertas para o curso Técnico em Informática.
A formação, com carga horária de 1.200 horas, prepara o aluno para o planejamento e execução dos processos de manutenção de computadores e operação de redes locais. Além disso, ensina a desenvolver aplicativos computacionais, tendo em mente as normas técnicas de qualidade, saúde, segurança do trabalho e preservação ambiental no desempenho da função. O curso oferece 996 horas de encontros presenciais e 204 horas de momentos no formato EAD com tutoria ativa. Ao final da capacitação, o estudante estará pronto para ingressar em empresas de variados segmentos e participar de concursos em organizações públicas.
Durante o curso, o aluno também aprende sobre as seis principais linguagens de programação. Segundo o docente do curso Técnico em Informática do Senac Gravataí, Silvio Freitas Teixeira, as linguagens de programação são o conjunto de comandos que traduzem a linguagem humana para uma linguagem que possa ser compreendida e interpretada pelos equipamentos eletrônicos – não apenas computadores, mas desde um simples relógio que conta passos e calorias enquanto o usuário se exercita até poderosos foguetes que levam o homem ao espaço. “Todos os equipamentos seriam apenas peças de decoração se não fosse a linguagem de programação determinando o que cada componente deve fazer, a cada momento, de que forma deve ser feito e, principalmente, qual a razão de cada operação realizada. A linguagem de programação é, portanto, a forma de se comunicar com as máquinas”, comenta.
Entre as linguagens de programação mais conhecidas, o docente destaca:
– Portugol: é uma pseudolinguagem criada com fins educacionais, ideal para aprender os conceitos de lógica de programação que serão a base para todas as outras linguagens;
– Python: linguagem de programação de alto nível, fácil de aprender e de sintaxe clara. Versátil, pode ser usada para desenvolver aplicativos web, automação, ciência de dados, inteligência artificial e muito mais. Tem sido bastante usada para criação de chatbots inteligentes usando bibliotecas como NLTK e TensorFlow;
– JavaScript: voltada para a web, é fundamental para o desenvolvimento de páginas web interativas e dinâmicas. É usada no front-end (cliente) e no back-end (servidor) por meio de tecnologias como Node.j;
– Java: orientada a objetos que se destacam pela portabilidade e segurança. É frequentemente usada para desenvolver aplicativos empresariais, sistemas distribuídos, aplicativos Android e outras soluções de software robustas;
– C++: é uma linguagem de programação de propósito geral e de alto desempenho, uma extensão da linguagem C. Normalmente é usada em sistemas embarcados, jogos, software de alto desempenho e outras aplicações que requerem eficiência.
– C#: desenvolvida pela Microsoft, é especialmente utilizada para desenvolvimento de aplicativos Windows e jogos, usando a plataforma Unity, assim como para aplicações web e serviços;
– PHP: amplamente aplicada no desenvolvimento de aplicações web do lado do servidor. É especialmente popular para a criação de sites dinâmicos e interativos, integrando-se bem com bancos de dados.
Para o especialista, as linguagens de programação desempenham um papel fundamental na era da tecnologia e da informação, e sua importância é multifacetada. “Todos os assuntos atuais, como inteligência artificial, robótica, segurança cibernética, gamificação de sistemas etc., são apenas resultado final de um trabalho realizado inteiramente com base nas linguagens de programação. Podemos dizer que são essenciais para a criação de tecnologia, inovação e solução de problemas em diversas áreas, elas se tornaram ferramentas indispensáveis no mundo moderno”, ressalta.
A metodologia da formação oferecida pelo Senac Gravataí, trabalha com diferentes tipos de linguagens de programação, mas faz questão de começar com linguagens que foram criadas para o aprendizado, facilitando o entendimento de conceitos básicos que serão similares em todas as demais linguagens. “Quando o aluno é apresentado para linguagens consideradas mais complexas, parte da sua caminhada já está facilitada com a retomada dos conhecimentos abordados nas primeiras aulas”, explica Teixeira.
O diferencial do curso, de acordo com o docente, é que o aluno passa por uma preparação, onde conhece os componentes de um computador e entende o que faz diferença na hora de comprar ou realizar um upgrade em uma máquina. “Quando o aluno ‘pula’ para a programação, está com o devido embasamento para entender os conceitos que são vistos tanto na teoria básica (indispensável para quem for fazer um concurso técnico), quanto na prática direta. Colocando-o em uma situação real de uso das linguagens aprendidas e sua implementação para resolver um determinado problema sugerido”, afirma.
Para se inscrever, os interessados devem acessar o site do Senac Gravataí ou comparecerem na escola, que fica localizada na avenida Dorival Candido Luz de Oliveira, 480, no bairro Centro. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (51) 3822-3200 ou pelo WhatsApp (51) 98900-0805.