Senac Gravataí finaliza primeiro módulo do projeto Usina de Talentos

O Senac Gravataí finalizou neste mês o primeiro módulo do programa Usina de Talentos. O projeto foi lançado em abril, em parceria com a prefeitura, com o objetivo de ampliar a capacidade de geração de emprego local. Foram oferecidas 240 vagas para cursos de programação e língua inglesa, mediante seleção, para jovens e adultos com idades entre 17 a 30, residentes e domiciliados no município.

Os jovens Gabriel Ozorio Rodrigues e Rafael Ramos integram a iniciativa. Eles escolheram a área de tecnologia. Gabriel, que estuda no turno da manhã, conta como foi o primeiro módulo introdução à lógica. “A progressão das matérias que são apresentadas nesse módulo é muito boa e pelo fato de usarmos uma ferramenta que simula uma linguagem de programação já existente, apenas transcrita para a língua portuguesa, facilita bastante para entendermos as bases que vamos utilizar nos próximos módulos. Eu estou adorando as minhas aulas de lógica e ansioso para começar os próximos módulos de Java e PHP.”

Para Rafael, estudante no período da tarde, o projeto será decisivo na escolha da profissão. “Estou gostando bastante do curso, pois está me ajudando a decidir a carreira que eu quero seguir. Estou aprendendo bastante coisas, como o visual e outros conhecimentos que eu ainda não sabia. Acredito que isso vai me colocar bem à frente na carreira que eu quero seguir.”

O diretor do Senac Gravataí, Gidião Araújo Monteiro, o programa Usina de Talentos já mostrou que cumpriu seu objetivo nesse primeiro módulo. “O mercado de trabalho brasileiro tem carência de profissionais capacitados tanto na área de tecnologia quanto em pessoas que tenham fluência num segundo idioma, especialmente inglês. Aqui em Gravataí não é diferente e o Usina de Talentos, como o próprio nome do programa diz, é um grande fomento para formar pessoas para atender essas demandas com a qualidade dos cursos ofertados pelo Senac. Concluir o primeiro módulo com excelência é um grande orgulho”, afirmou.

Depois das inscrições, os candidatos selecionados foram entrevistados individualmente com um profissional de pedagogia, quando foi realizado o teste de raciocínio lógico. No total, a seleção contemplará 120 vagas para cursos de programação e 120 vagas em curso de inglês, na modalidade Jovens e Adultos Básico 1, distribuídas nas capacitações a seguir:

Inglês para Jovens e Adultos Básico 1 (54 horas) – 10 turmas de até 12 alunos cada.

Lógica de Programação (60 horas) – 2 turmas de até 20 alunos cada.

Programador Java (36 horas) – 2 turmas de até 20 alunos cada.

Programador WEB com PHP (60 horas) – 2 turmas de até 20 alunos cada.

Mais informações podem ser obtidas pelo site www.senacrs.com.br/gravatai, pelo telefone (51) 3822-3200 ou WhatsApp (51) 99271-6465. O Senac Gravataí está localizado na avenida Dorival Cândido Luz de Oliveira, 480 – Centro.